Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Romance inacabado de Saramago vai ser publicado em outubro

O romance inacabado de José Saramago "Alabardas, alabardas, Espingardas, espingardas", será publicado em outubro, anunciou hoje a revista digital Blimunda, no seu editorial.

Romance inacabado de Saramago vai ser publicado em outubro
Notícias ao Minuto

21:06 - 25/07/14 por Lusa

Cultura Revista

O editorial é assinado pela presidente da Fundação José Saramago, a viúva do escritor, Pilar Del Río, que afirma que a publicação do texto "será mais uma forma de repúdio à violência".

"São poucos capítulos, mas o tema fica claro, o texto tem unidade", explica Pilar Del Río, tradutora para espanhol da obra do Nobel português.

Os primeiros capítulos do romance incluem notas que o autor fez quando o começou a escrever.

"Neles, José Saramago antecipa o andamento e o desenlace da história que pretendia contar", afirma em comunicado a Fundação José Saramago.

"Alabardas, alabardas, Espingardas, espingardas", título inspirado nuns versos de Gil Vicente, tem como protagonista o funcionário de uma fábrica de armas que vive um conflito moral decorrente de seu trabalho, explica a mesma fonte.

O livro será publicado simultaneamente em português, italiano, espanhol e catalão, na Europa e na América, adianta a Fundação, que tem sede na Casa dos Bicos, em Lisboa.

A revista Blimunda, órgão da Fundação José Saramago, está disponível no endereço http://blimunda.josesaramago.org .

José Saramago, falecido em junho de 2010 na ilha espanhola de Lanzarote, publicou, entre outras obras, "A Jangada de Pedra", "Levantados do Chão", "O Homem Duplicado", "Ensaio sobre a Cegueira" e o romance inicial "Clarabóia", editado postumamente, em 2011.

O autor foi distinguido com vários prémios nacionais e internacionais, como o Grande Prémio de Novela e Romance da Associação Portuguesa de Escritores, o Prémio Camões e o Nobel da Literatura, em 1998.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório