Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Inês Machado e Pedro Carvalho abrem Concertos de Órgão

O V Ciclo de Concertos de Órgão do Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa, é inaugurado no domingo com um recital pelos organistas Inês Machado e Pedro Carvalho, com peças de Dietrich Buxtehude e Petr Eben, entre outros.

Inês Machado e Pedro Carvalho abrem Concertos de Órgão
Notícias ao Minuto

18:32 - 25/07/14 por Lusa

Cultura Mosteiro dos Jerónimos

Até 05 de outubro, realizam-se dez recitais de órgão, sempre aos domingos, às 17:30, e o cartaz inclui organistas como António Esteireiro, músico titular dos Jerónimos, Sérgio Silva, Jacinta Correia e Martin Stacey.

O órgão do Mosteiro dos Jerónimos, inaugurado em setembro de 2009, foi construído na Fábrica Mathise, na Suíça, e projetado essencialmente para acompanhamento litúrgico. É, porém, "um instrumento versátil que se adequa à realização de concertos a solo, ou de música de câmara", explicou à Lusa António Esteireiro, que coordena o Ciclo.

"Qualquer grande templo tem um ciclo regular de música de órgão e é isso que procuramos instituir num templo com a magnitude dos Jerónimos, que merecia aliás um órgão de maiores dimensões", disse Esteireiro.

Os ciclos, que se têm realizado desde 2010, visam criar "uma dinâmica musical à volta do instrumento, de forma a rentabilizá-lo em termos artísticos e culturais".

No próximo domingo, Inês Machado interpretará Passacaglia em Ré e Prelúdio em sol menor, do compositor Dietrich Buxtehude, um dos expoentes do Barroco alemão. A biografia de Johann Sebastian Bach indica que, na juventude, o futuro mestre de Leipzig percorreu centenas de quilómetros a pé, apenas para ouvir Buxtehude.

Pedro Pombo tocará "Ad Communionem, Super 'Adoro Te'", do compositor checo contemporâneo Petr Eben. A quatro mãos, pelos dois organistas, serão interpretadas as Fantasia em sol menor, do alemão Johann Adolph Hasse, e "The Grand Hallelujah in the Messiah", do britânico John Marsh, compositores que vão do Barroco tardio à emergência do Romantismo.

Inês Machado iniciou os estudos musicais aos oito, na classe de Órgão de Margarida Oliveira, no Conservatório de Música de Ourém, concelho de onde é natural, tendo-se licenciado em Órgão pela Escola Superior de Música de Lisboa, sob orientação de João Vaz.

A organista já trabalhou, com José González Uriol, Javier Artigas, Franz Josef Stoiber, Mauricio Croci, Pieter Van Dijk e Frank Van Wijk, entre outros músicos.

Atualmente é professora de Órgão no Conservatório de Música de Ourém e Fátima, e organista titular na igreja paroquial de Fátima.

O lisboeta Pedro Carvalho concluiu o curso secundário de Órgão no Instituto Gregoriano de Lisboa, onde estudou com António Esteireiro, e frequenta anualmente o Curso de órgão das Semanas de Estudos Gregorianos, organizado pelo Centro Ward de Lisboa, com João Santos e Edite Rocha, o Curso de Música Antiga das Escolas Superiores de Música e Artes do Espetáculo e de Música de Lisboa, em Mafra, com João Vaz, e ainda o Curso Internacional de Música Antigua de Daroca, em Espanha, com José Luis Uriol e Javier Artigas.

O músico, que está a concluir a licenciatura em Órgão na Escola Superior de Música de Lisboa, sob orientação de João Vaz, é organista nas igrejas de S. Vicente de Paulo, de N. S. da Luz e de St.ª Maria de Belém, na capital, e paralelamente desenvolve trabalho como cantor, sendo membro do Agrupamento Vocal Sacra Música, do Coro Gregoriano Solemnis e do Coro Gregoriano de Lisboa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório