Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Festival em Leiria festeja e ajuda a lagoa da Ervedeira

Música, ateliês, jogos e outras atividades integram o programa do Festival Lagoa Viva, que se estreia dias 16 e 17 de agosto em Leiria, para dar vida e alertar para a sensibilização da lagoa da Ervedeira.

Festival em Leiria festeja e ajuda a lagoa da Ervedeira
Notícias ao Minuto

11:26 - 25/07/14 por Lusa

Cultura Eventos

Com dois quilómetros de perímetro, a lagoa consta em quase todo o material de promoção turística do concelho de Leiria, "mas nunca se ouve falar da Ervedeira", explica Luís Pinto, da Associação Cultural Desportiva e Promotora da Praia do Pedrógão, uma das entidades organizadoras do festival, juntamente com um grupo de amigos da lagoa e alguns jovens da zona.

Durante dois dias, Lagoa Viva quer alertar para os problemas da Ervedeira e chamar a população a vivenciar a lagoa.

"Queremos que esta seja a primeira de muitas iniciativas. Faz sentido que alguém olhe pela lagoa, que tem uma fauna e flora riquíssimas, mas que não é muito visitada pelos leirienses", sublinha Luís Pinto.

Aquele responsável lembra que, "há uns anos, a lagoa tinha água azul e agora é verde" e que "nem sempre as pessoas que utilizam a lagoa o fazem da melhor maneira".

"Não tem havido nenhuma entidade que diga que é preciso a lagoa seguir este ou aquele caminho. A Ervedeira tem seguido um percurso em que ninguém sabe se é o melhor ou pior, mas onde há uma intervenção humana negativa", acrescenta.

O festival procura alertar para o valor da lagoa e as ameaças, como os caniços que tornam cada vez mais difícil o acesso à água.

Durante dois dias, está prometido um conjunto de atividades destinadas às famílias, aos jovens e a todos os públicos, de modo a fomentar a sensibilidade e a festejar a lagoa.

O destaque são as 27 horas de música "non stop", com estilos que vão do "electro" ao "trance", mas com os cuidados devidos para não aumentar a pressão humana sobre a lagoa.

"Vamos ter cuidado com todas as ações, em particular a música, que terá lugar num terreno privado mais distante da lagoa", sublinha o responsável pela organização.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório