Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

Fotografias de Rui Caria exibidas nos ecrãs da Times Square

Três fotografias do repórter Rui Caria vão estar hoje em exibição nos ecrãs da Times Square, em Nova Iorque, sendo que uma delas, tirada no ano passado durante um evento de surf na Nazaré, já correu o mundo.

Fotografias de Rui Caria exibidas nos ecrãs da Times Square
Notícias ao Minuto

13:15 - 24/07/14 por Lusa

Cultura Nova Iorque

"É uma exposição digital num prédio, por aquilo que percebi. Penso que é sempre interessante termos o nosso trabalho reconhecido, não só pelos nossos amigos, pelo nosso grupo mas por gente de fora e, neste caso, no estrangeiro", afirmou à agência Lusa Rui Caria.

A oportunidade surgiu através do site "See.me", onde o fotojornalista costuma publicar trabalhos.

As fotografias escolhidas vão estar em exposição simultaneamente com as de outros autores, nos ecrãs da Times Square, entre as 20 e as 21 horas de Nova Iorque (entre as 00:00 e a 01:00 de Lisboa).

Uma das fotografias retrata o surfista israelita Nitzan Benhaim durante a sua participação, no ano passado, no projeto "The North Canyon Show by Garrett McNamara", que decorreu na Nazaré, de onde o fotógrafo é natural.

"Estávamos todos juntos, se calhar trinta fotógrafos de todo o mundo, e eu vi que ninguém estava a fazer aquilo. Mas alguma coisa me chamou a atenção e tive de fotografar porque achei incrível um homem no meio daquela massa de água, que a dada altura até parece neve e que confunde os sentidos. Não é uma foto de surf para especialistas e talvez por isso não a tenham fotografado", afirmou.

Rui Caria, que prefere "não ser especialista em nada" e partir para a fotografia "com um olhar curioso", confessou que não se apercebeu do impacto que o registo viria a ter quando uma agência inglesa comprou parte dos direitos dessa fotografia.

"Foi vendida ao The Telegraph, de Londres, ao Daily Mail, ao Metro de Nova Iorque, ao do Luxemburgo, a um revista australiana, etc.. É também finalista do concurso do National Geographic Travel, foi também colocada no facebook do National Geographic Adventure, que atingiu mais de 30 mil gostos e quase cinco mil partilhas", disse o fotojornalista.

As outras duas fotografias de Rui Caria que serão exibidas hoje em Times Square foram tiradas nos Açores, onde o fotojornalista e repórter de imagem vive há nove anos.

"Uma delas é uma miúda num baloiço no meio de uma mata da ilha Terceira, uma fotografia mais ensaiada, mais de palco, digamos. E a outra é uma fotografia de um casamento, de uma noiva americana que vive nos Açores, que estava à janela a brincar comigo e me perguntou: 'e se eu fizesse uma pose?'. E quando ela estava a falar já eu estava a fotografar", explicou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório