Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 26º

David Guetta, Example e Djeff Afrozila no Festival Sudoeste

David Guetta, Example, Benny Benassi, Kura, Karetus e Djeff Afrozila são os DJ que encerram o 18.º Festival Sudoeste, que decorre de 06 a 10 de agosto, na Herdade da Casa Branca, na Zambujeira do Mar, foi hoje anunciado.

David Guetta, Example e Djeff Afrozila no Festival Sudoeste
Notícias ao Minuto

20:03 - 22/07/14 por Lusa

Cultura Música

Na conferência de imprensa de hoje, em Lisboa, foi também anunciada uma novidade na edição deste ano, o espaço "DJ Garden", que se localizará "à entrada do recinto, decorado com instalações artísticas de sombras e graffiti, que contará com a animação diária de um DJ", afirmou a organização.

Outra novidade é que, "pela primeira vez, a zona de campismo vai ter uma cozinha comunitária, equipada com forno, lava-loiças e micro-ondas". Refira-se que, no dia 01 de agosto, abre o parque de campismo do Festival, instalado na Herdade Branca, no concelho de Odemira.

"Não descurando a preocupação ambiental, os festivaleiros terão a possibilidade de recolher lixo e trocá-lo por brindes" da marca patrocinadora do certame, como forma de incentivo à proteção ambiental, segundo a organização.

Os cabeças de cartaz do festival são o duo belga Dimitri Vegas & Like Mike, o DJ Hardwell, que já atuou em Portugal, e que regressa no dia 07 de agosto, a britânica Ellie Goulding, que este ano arrecadou mais um Brit Award, e o DJ e produtor Alesso, de seu nome Alessandro Lindblad, que saltou para a ribalta da música em 2011 com os êxitos das remisturas de temas dos Swedish House Mafia, Tiesto, Avicii, entre outras bandas.

Outros nomes do cartaz são o alemão Gentleman, que apresentará, no dia 08 de agosto, o sexto disco de originais, editado no ano passado, "New Day Dawn", o DJ Martin Garrix, de 17 anos, que, com Jay Hardway, coproduziu "Error 404", "Wizard" e o êxito "Animals", que foi n.º1 do top de Inglaterra e noutros países europeus, como a Holanda e a Bélgica.

Entre os nomes apresentados hoje, David Guetta tem colaborado com os mais diversos artistas, remisturando ou produzindo temas de nomes como Chris Brown, Snoop Dogg, Lil Wayne, Madonna, entre outros. Guetta já foi nomeado para vários Grammy Awards, tendo vencido dois, em 2010 e 2011.

Um dos palcos do Festival é o da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, onde, no dia 07 de agosto, atuam Jimmy P e NGA e, no dia seguinte, os Melech Mechay e os Time For T. No dia 09, sobem a este palco os Diabo na Cruz, que vão apresentar o seu terceiro álbum de originais, a editar em breve, e os Los Waves; e a encerrar a programação deste palco apresentam-se os Asterisco Cardinal Bomba Caveira e Maria Bradshaw.

Moche Room é outro espaço do certame que, no dia 07, sob a curadoria dos Orelha Negra, que atuaram o ano passado na herdade, apresentam alguns nomes do hip hop nacional como os GROGNation, Dillaz, XEG, Dealema, Octa Push DJ Set e DJ Riot, além deles próprios.

No dia 08 de agosto, no Moche Room, atuam o DJ sueco Olivier Ingrosso, que compôs com Alesso, o tema "Calling', John Steven, Nelson Freitas e Dentinho. No dia seguinte tocam DJ Glue, Overule, Sensi e Zona 5 e, a fechar, no dia 10, Rui Vargas, DJ BL3ND, Miss Sheila e Dengaz.

Para a Câmara Municipal de Odemira, o Festival Sudoeste é tido como um evento de "relevância municipal" e a isenção concebida pela autarquia ao pagamento de taxas é de 50 por cento.

De acordo com o presidente da Câmara de Odemira, José Alberto Guerreiro (PS), o município assume a recolha de resíduos e o seu encaminhamento para tratamento e também colabora na preparação dos acessos ao festival e zonas de estacionamento.

Sobre o valor do apoio concedido anualmente ao Sudoeste, José Alberto Guerreiro disse rondar "os 100 mil euros" e o impacto económico do festival no concelho, apesar de não haver avaliação concreta, é estimado " entre os 2,5 e os três milhões de euros".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório