Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 17º

Barreto Xavier lembra "riqueza literária" de Ubaldo Ribeiro

Lisboa, 18 jul - O secretário de Estado da Cultura lamenta a morte do escritor brasileiro João Ubaldo Ribeiro, ocorrida hoje, autor no qual reconhece "a riqueza literária, a ironia e a capacidade de tirar partido das particularidades da língua portuguesa".

Barreto Xavier lembra "riqueza literária" de Ubaldo Ribeiro
Notícias ao Minuto

19:50 - 18/07/14 por Lusa

Cultura Óbito

O titular da Cultura, Jorge Barreto Xavier, demonstrou hoje o seu pesar, em nota pública, pela partida "repentina" do escritor brasileiro João Ubaldo Ribeiro (1941-2014), e apresentou as condolências "à família enlutada e aos seus amigos e leitores", como forma de homenagem a "um dos principais autores de língua portuguesa no séc. XX".

Barreto Xavier lembra a "forte ligação a Portugal" do escritor, que recebeu o Prémio Camões, "prémio de maior prestígio da língua portuguesa", em 2008, por "reunir nas suas obras culturas tão distintas e, ao mesmo tempo, tão próximas e relacionadas entre si como são a portuguesa, brasileira e africana".

O autor que, ao longo da sua carreira, recebeu vários prémios e teve algumas obras adaptadas para televisão, iniciou a sua vida profissional como jornalista no Jornal da Bahia, em 1957, prosseguindo, depois, em várias revistas e jornais culturais.

Destacam-se os prémios Jabuti, para Melhor Autor, em 1972, com "Sargento Getúlio", e para Melhor Romance, em 1984, com "Viva o povo brasileiro", atribuídos ambos pela Câmara Brasileira do Livro, o Prémio Camões e o Prémio Lifetime Achievement, pela obra desenvolvida na sua carreira.

Os primeiros passos de Ubaldo Ribeiro na literatura foram dados com a participação na antologia Panorama do Conto Bahiano, organizada por Nelson de Araújo e Vasconcelos Maia, com "Lugar e Circunstância".

Em Portugal, viveu em Lisboa, em 1981, com uma bolsa da Fundação Calouste Gulbenkian, e colaborou com o antigo semanário "O Jornal" e com as publicações do grupo, como o Jornal de Letras Artes e Ideias (JL) e o antigo semanário Se7e.

Entre as suas obras destacam-se "A Casa dos Budas Ditosos", "O Albatroz Azul", "Miséria e Grandeza do Amor de Benedita", "Diário do farol", "O Feitiço da Ilha Pavão", "O Sorriso do Lagarto", "Sargento Getúlio" e "Viva o Povo Brasileiro".

João Ubaldo Osório Pimentel Ribeiro nasceu em Itaparica, no estado de Bahia, em 23 de janeiro de 1941, e morreu durante a madrugada de hoje, no Rio de Janeiro, por uma suposta embolia pulmonar.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório