Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 24º

Últimos artesãos do Vale do Paiva retratados em livro

As serranias circundantes do rio Paiva foram escolhidas por Helena Caetano e João Rodrigues para imortalizar em livro a indústria manual que ainda existe, contando as histórias de cesteiros, tamanqueiros ou alfaiates com quem foram criando laços.

Últimos artesãos do Vale do Paiva retratados em livro
Notícias ao Minuto

15:28 - 18/07/14 por Lusa

Cultura Publicações

Ao longo de dois anos, Helena Caetano e João Rodrigues recolheram cerca de 50 horas de conversas e 10.000 fotografias, que compilaram a quatro mãos, dando forma a um livro que conta as histórias dos últimos artesãos do Vale do Paiva.

"Sempre que passava pelas aldeias em redor do Paiva apercebia-me que os ofícios e as tradições que caracterizam a região estavam a desaparecer rapidamente e senti que devia fazer algo em relação a isso. Começámos a recolha sem saber quase nada sobre artesanato e sobre quem o faz", disse à agência Lusa Helena Caetano.

Ao longo de dois anos, foram conhecendo artesãos de Cinfães, Castro Daire, Moimenta da Beira e S. Pedro do Sul, que permitiram traçar um retrato sobre os mais de 20 ofícios diferentes que foram encontrando.

"Neste livro, falamos de ofícios que não são muito comuns em livros deste género, como é o caso dos ferreiros e dos moleiros. Em todo o vale, encontrámos apenas um ferreiro, o senhor António Magalhães, que, apesar de ter passado os 80, não tem mãos a medir na sua oficina", contou.

De acordo com Helena Caetano, ao contrário do que se possa pensar, esta é uma profissão que faz muita falta nas comunidades rurais.

"Chegamos a ter casos de pessoas que, ao ouvir que ainda existia um ferreiro no ativo, nos pediam para lhe levar 'foicinhas' para picar", revelou.

A quatro mãos, foram escrevendo também a história do tamanqueiro João Silva, que aos 89 anos teimava em produzir com qualidade em pequena escala, apesar do número de encomendas ser superior.

"Tinha um cliente japonês que o visitava regularmente na sua oficina em Baltar, no concelho de Castro Daire, mas o senhor João preferiu sempre a produção de qualidade em pequena escala, do que cair na facilidade de sacrificar os seus padrões à industrialização", esclareceu.

A coautora do livro "Os Últimos Artesãos do Vale do Paiva" sublinha ainda que, para além do registo de ofícios tradicionais, de forma a evitar o seu total desaparecimento, o volume aponta ainda alguns casos que não se enquadram no artesanato.

"Contamos a história do senhor José de Almeida, em Macieira, que construiu um edifício pedra por pedra, todas transportadas por si do Monte de S. Macário. Funciona como restaurante, onde, para além da boa comida serrana, quem o visita encontrar gruta, passagens e santuários com inúmeras esculturas dedicadas ao S. Macário, tudo saído das suas mãos", concluiu.

O livro "Os Últimos Artesãos do Vale do Paiva", da autoria de Helena Caetano e João Rodrigues, vai ser apresentado às 17:00 de domingo na Fnac de Viseu.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório