Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 17º

Mais de nove mil pessoas visitaram exposição de pintura

Mais de nove mil pessoas já visitaram a exposição de pintura dos séculos XV e XVI que inclui os 14 quadros do retábulo da igreja do Convento de Jesus, em Setúbal, um tesouro cultural de milhões de euros, patente na Galeria Municipal.

Mais de nove mil pessoas visitaram exposição de pintura
Notícias ao Minuto

09:59 - 18/07/14 por Lusa

Cultura Setúbal

"São pinturas muito valiosas pelo estado de conservação em que se encontram, pela sua antiguidade - são pinturas que estão à beira de completar 500 anos de existência - e por serem atribuídas ao pintor régio de D. Manuel I, Jorge Afonso. Só isso faria com que fossem muito valorizadas", justifica o diretor do Museu de Setúbal, Fernando António Baptista Pereira.

"Cada uma destas pinturas poderia custar cerca de meio milhão de euros. Mas não vão ser vendidas em nenhum leilão, porque são património público dos portugueses", acrescentou o historiador de arte, sem se mostrar surpreso com o número de visitantes da exposição registados pela autarquia.

Durante uma visita à Galeria Municipal, inaugurada em setembro do ano passado, no antigo edifício do Banco de Portugal, na avenida Luísa Todi, Fernando Baptista Pereira salientou a importância daquele que diz ser o mais importante conjunto de peças de arte que retrata diversas escolas de pintura da época.

"É um conjunto de pinturas das escolas portuguesa, flamenga e castelhana, ou espanhola, raro fora de Lisboa, e que é muito conhecido a nível nacional e internacional", disse, acrescentando que os quadros do retábulo já estiveram em diversas exposições de arte portuguesa, mas também em exposições internacionais, na Cartuxa, na Expo92 em Sevilha, em Pádua, Paris, Londres e Madrid.

O diretor do Museu de Setúbal referiu ainda que, este ano, foi publicado um livro de cinco historiadores "em que cada um deles retrata um aspeto da obra do retábulo, que a valoriza ainda mais".

Os quadros de pintura quinhentista regressam ao Museu de Jesus logo que estejam concluídas as obras de requalificação daquele espaço cultural, o que deverá acontecer até final do ano.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório