Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 13º MÁX 24º

Morcegos fazem de biblioteca a mais “incrível” do mundo

Para o site Book Riot, que já antes havia publicado um livro sobre a mais “bonita” livraria do mundo, a Lello, no centro do Porto, é também portuguesa, mais concretamente em Mafra, a mais “incrível” biblioteca do mundo.

 Morcegos fazem de biblioteca a mais “incrível” do mundo
Notícias ao Minuto

18:44 - 05/05/14 por Notícias Ao Minuto

Cultura Mafra

A afirmação não é nossa, até porque a uma palavra como “incrível” tem sempre o seu quê de subjetivo – ‘awesome’ é o termo usado no artigo da Book Riot. Mas a biblioteca do Palácio Nacional de Mafra tem atraído atenções estrangeiras.

O edifício antigo e monumental onde se encontra a biblioteca era já bem capaz de chamar a atenção. Mas, provavelmente, não faria dela caso único no mundo.

Mas há algo na biblioteca, além dos livros, claro, que a torna tão “incrível” – os morcegos que ali vivem e que de noite são autênticos guardadores de livros.

De noite, os morcegos vão devorando os insetos que por ali deambulam, o que acaba por ser uma forma bastante simples e natural de proteger os livros. Para proteger os livros dos dejetos de morcegos, os funcionários da biblioteca cobrem-nos para que não estejam vulneráveis à hora a que os morcegos tomam conta da biblioteca.

A biblioteca do Palácio Nacional de Mafra possui mais de 36 mil exemplares, incluindo uma segunda edição de Os Lusíadas. É também uma das livrarias que surge no compêndio publicado no ano passado The Library: A World History, de James W.P. Campbell e Will Pryce.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório