Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Gisela João recebe hoje o Prémio José Afonso

A fadista Gisela João recebe hoje o Prémio José Afonso/2013, atuando em seguida nos Recreios da Amadora, anunciou a edilidade local, promotora do galardão.

Gisela João recebe hoje o Prémio José Afonso
Notícias ao Minuto

06:47 - 24/04/14 por Lusa

Cultura Prémios

O álbum homónimo de Gisela João, editado no ano passado, venceu por unanimidade o Prémio José Afonso, tendo o júri considerado que a fadista é "a melhor voz que já apareceu depois de Amália".

"Talvez não seja exagero considerar Gisela João a melhor voz que já apareceu depois de Amália", afirma o júri, citado no comunicado da Câmara da Amadora, que instituiu o prémio.

O júri - constituído pelo vereador da Cultura, António Moreira, a pianista Olga Prats, o músico Sérgio Azevedo e a chefe da Divisão de Intervenção Cultural, Vanda Santos -, considerou que o álbum 'Gisela João', produzido por Frederico Pereira, é o "culminar de toda uma excelente série de discos e novas vozes que têm aparecido no fado na última década".

Gisela João atua, a partir das 21:30, acompanhada pelos músicos Ricardo Parreira, na guitarra portuguesa, Tiago Oliveira, na viola e Jorge Carreiro, no baixo.

O Prémio José Afonso foi instituído em 1988 e é atribuído anualmente, tendo em conta um álbum "cujos temas tenham como referência a Cultura e a História Portuguesas", segundo a câmara da Amadora

Fausto, Vitorino, Dulce Pontes, Filipa Pais, Gaiteiros de Lisboa, Deolinda, António Pinho Vargas e Sérgio Godinho são alguns dos nomes que já receberam Prémio José Afonso.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório