Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

IndieLisboa começa hoje com 'Gare du Nord'

"Gare du Nord", filme da realizadora francesa Claire Simon, abre hoje o festival IndieLisboa, uma edição que se consolida, segundo a organização, como "plataforma de visibilidade" do cinema independente.

IndieLisboa começa hoje com 'Gare du Nord'
Notícias ao Minuto

06:20 - 24/04/14 por Lusa

Cultura Cinema

Nesta 11ª. edição, o IndieLisboa assinalará ainda os dez anos do IndieJúnior e os 40 anos da Revolução de Abril.

A efeméride histórica é assinalada na sexta-feira, com a exibição da comédia "As ondas de abril" ("Les grandes ondes à l'ouest"), de Lionel Baier, sobre dois jornalistas suíços em reportagem em Portugal e que são apanhados pela revolução.

Sexta-feira acontecerá ainda a estreia do documentário "Mudar de vida", de Pedro Fidalgo e Nelson Guerreiro, sobre a vida e obra do músico José Mário Branco, e a exibição da curta-metragem "A caça-revoluções", de Margarida Rêgo.

A temática da revolução é abordada ainda em "Outra forma de luta", de João Pinto Nogueira, a partir de 13 perguntas que o escritor Nuno Bragança fez ao político Carlos Antunes.

A competição nacional apresentará 17 curtas-metragens e quatro longas-metragens: "Alentejo, Alentejo", de Sérgio Tréfaut, "O novo testamento de Jesus Cristo segundo João", de Joaquim Pinto e Nuno Leonel, "Revolução industrial", de Tiago Hespanha e Frederico Lobo, e "Tales of Blindness", de Cláudia Alves.

Das 17 "curtas" a concurso, há várias coproduções estrangeiras e dois filmes já selecionados para Cannes: "A caça-revoluções", de Margarida Rêgo (Portugal/Reino Unido), e "Boa noite Cinderela", de Carlos Conceição.

Da produção estrangeira, assinala-se a escolha de filmes de Xavier Dolan ("Tom à la ferme", que encerrará o IndieLisboa), de Tsai Ming-liang ("Journey to the west"), de Johnnie To ("Blind detective"), Catherine Breillat ("Abus de faiblesse") e Júlio Bressane ("Educação sentimental").

Toda a programação está disponível no site oficial.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório