Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 24º

The Hilliard Ensemble termina carreira de 40 anos em Portugal

O grupo inglês The Hilliard Ensemble, uma "referência ímpar" da música de câmara vocal, vai terminar a carreira de 40 anos, no sábado, em Portugal, com um concerto em Santiago do Cacém, integrado no Festival Terras sem Sombra.

The Hilliard Ensemble termina carreira de 40 anos em Portugal
Notícias ao Minuto

12:22 - 23/04/14 por Lusa

Cultura Festival

O concerto "Vozes que brotam do Céu: Entre o Românico e o Maneirismo", o terceiro da edição deste ano do Terras sem Sombra, vai decorrer a partir das 21:30, na igreja matriz de Santiago do Cacém, refere o Departamento do Património Histórico e Artístico da Diocese de Beja (DPHADB), o organizador do festival.

Através do concerto, no ano em que celebra 40 anos, o grupo, "considerado o mais notável do seu género a nível internacional, despede-se de uma brilhantíssima carreira musical" e assinala, "com chave de ouro, o final de um ciclo de inexcedível valor artístico", sublinha o DPHADB, num comunicado enviado à agência Lusa.

No concerto, o grupo, composto pelas vozes de David James (contratenor), Rogers Covey-Crump (tenor), Steven Harrold (tenor) e Gordon Jones (barítono), vai "dar vida" a obras "muito antigas" e que vão desde o Românico (século XI) ao Maneirismo (século XVI).

Segundo o DPHADB, o concerto do grupo "representa, indubitavelmente, um marco na história" do Terras sem Sombra e corresponde, "em pleno", ao espírito do festival, ou seja, "trazer repertórios inéditos ou pouco ouvidos entre nós, através de intérpretes de exceção, a alguns dos mais significativos monumentos religiosos do Alentejo, em termos acústicos e patrimoniais".

A igreja matriz de Santiago do Cacém, que data do século XIV, "oferece condições absolutamente excecionais para a interpretação da música vocal", frisa o DPHADB, sublinhando que o concerto será "um momento mágico e irrepetível".

Criado em 1974, ano do primeiro concerto, The Hilliard Ensemble, "com uma reputação sem igual, no campo tanto da música antiga como da contemporânea", é "uma referência impar para a música de câmara vocal", refere o DPHADB.

O "estilo característico" e a "experimentada musicalidade" do ensemble de vozes masculinas "aproximam do ouvinte quer os repertórios da Idade Média e do Renascimento, quer as obras escritas por compositores vivos", frisa.

No âmbito do programa de preservação da biodiversidade do festival, a manhã de domingo será dedicada a uma ação de voluntariado para "explorar e ajudar a defender o potencial ecoturístico do litoral português" e "perspetivar o papel do turismo ecológico na conservação da biodiversidade".

Envolvendo artistas e espetadores do festival e voluntários, a ação, vai decorrer a partir das 10:30, na Reserva Natural das Lagoas de Santo André e Sancha, e terminar com a realização do Percurso do Salgueiral da Galiza, "um bosque de salgueiros, de grande qualidade e raridade no contexto das zonas húmidas do Sul de Portugal, cuja valorização significa um verdadeiro repto para a região".

A edição deste ano do Festival de Música Sacra do Baixo Alentejo Terras sem Sombra decorre até 05 de julho com um espetáculo dramático e concertos gratuitos em igrejas do Alentejo e ações associadas à biodiversidade alentejana nas manhãs dos dias a seguir aos espetáculos.

O programa do festival inclui também a conferência "A violeta: Perenidade de um Instrumento Injustiçado", a 31 de maio, em Beja, e a entrega do Prémio Internacional "Terras sem Sombra", a 05 de julho, em Sines.

A edição deste ano do festival, com o tema "Metáforas do Infinito - A Espiritualidade nas Polifonias dos Séculos XI-XX", é dedicada ao primeiro bispo de Beja, Frei Manuel do Cenáculo, que morreu há 200 anos, e assinala o 30.º aniversário do DPHADB.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório