Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 16º MÁX 25º

'Gare du Nord' abre IndieLisboa

'Gare du Nord', filme da realizadora francesa Claire Simon, abrirá na quinta-feira o festival IndieLisboa, uma edição que se consolida, segundo a organização, como "plataforma de visibilidade" do cinema independente.

 'Gare du Nord' abre IndieLisboa
Notícias ao Minuto

10:20 - 23/04/14 por Lusa

Cultura Cinema

A par da exibição de 'Gare du Nord', descrito como uma "docu-ficção", Claire Simon estará na próxima semana em Lisboa para uma retrospetiva de seis filmes, na secção 'Herói Independente', quue tinha sido interrompida.

Nesta 11ª. edição, o IndieLisboa Lisboa assinalará ainda os dez anos do IndieJúnior, com programação a pensar nos mais novos e uma festa no dia 27, e os 40 anos da Revolução de Abril.

A efeméride histórica é assinalada na sexta-feira com a exibição da comédia 'As ondas de abril' ('Les grandes ondes à l'ouest'), de Lionel Baier, sobre dois jornalistas suíços em reportagem em Portugal e que são apanhados na revolução.

Sexta-feira acontecerá ainda a estreia do documentário 'Mudar de vida', de Pedro Fidalgo e Nelson Guerreiro, sobre a vida e obra do músico José Mário Branco, e a exibição da curta-metragem 'A caça-revoluções', de Margarida Rêgo.

A temática da revolução é abordada ainda em 'Outra forma de luta'", de João Pinto Nogueira, a partir de 13 perguntas que o escritor Nuno Bragança fez ao político Carlos Antunes.

Este ano, a direção do IndieLisboa recebeu cerca de 4.000 filmes, tendo selecionado 226, dos quais 44 são portugueses, assinalando-se um aumento de coproduções com outros países, sobretudo no que toca às curtas-metragens, consequência da saída do país de muitos jovens realizadores portugueses.

A competição nacional apresentará 17 curtas-metragens e quatro longas-metragens: "Alentejo, Alentejo", de Sérgio Tréfaut, 'O novo testamento de Jesus Cristo segundo João', de Joaquim Pinto e Nuno Leonel, 'Revolução industrial', de Tiago Hespanha e Frederico Lobo, e 'Tales of Blindness', de Cláudia Alves.

Das 17 'curtas' a concurso, há várias coproduções estrangeiras e dois filmes já selecionados para Cannes: 'A caça-revoluções', de Margarida Rêgo (Portugal/Reino Unido), e 'Boa noite Cinderela', de Carlos Conceição.

Da produção estrangeira, assinala-se a escolha de filmes de Xavier Dolan ('Tom à la ferme', que encerrará o IndieLisboa), de Tsai Ming-liang ('Journey to the west'), de Johnnie To ('Blind detective'"), Catherine Breillat ("Abus de faiblesse") e Júlio Bressane ('Educação sentimental').

Em parceria com o Museu do Chiado, a Fundação Calouste Gulbenkian e as galerias Zé dos Bois e Graça Brandão, o festival terá uma programação de filmes e vídeos em formato instalação.

O IndieLisboa 2014, que terá sessões no São Jorge, Culturgest, Cinema City Campo Pequeno e Cinemateca Portuguesa, termina a 4 de maio.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório