Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 17º

Madeira Film Festival arranca hoje com promoção nos Estados Unidos

A terceira edição do Madeira Film Festival (MFF) abre hoje à tarde, com uma visita à floresta Laurissilva, no Fanal, pelos cerca de 70 convidados da iniciativa, que é publicitada por um canal norte-americano de televisão.

Madeira Film Festival arranca hoje com promoção nos Estados Unidos
Notícias ao Minuto

06:30 - 21/04/14 por Lusa

Cultura Cinema

Segundo Elsa Gouveia, da direção do MFF, um "spot" de promoção festival está a passar no Sundance Channel, um dos canais da rede de televisão por cabo e satélite digital AMC, responsável pela série "Mad Man".

Com raiz no festival norte-americano de cinema independente, o Sundance dedica-se exclusivamente à produção a este tipo de produção e à exibição de documentários, curtas-metragens e programas originais.

"Esta é uma excelente forma de promoção do festival, mas também da Madeira", afirmou a responsável do certame.

Este ano, no MFF serão exibidas 12 curtas-metragens e 18 "longas", de países como México, Reino Unido, Estónia, Alemanha, Estados Unidos e Grécia, no Teatro Municipal Baltazar Dias.

De quarta a domingo haverá quatro sessões de cinema por dia, todas no Teatro Municipal Baltazar Dias, e também um bloco de animação, no dia 23 de abril, às 16:00. Os bilhetes para os filmes custam 3 euros.

A 22 de abril acontecerá a abertura oficial do festival com a exibição do filme "Mushrooming", do estónio Toomas Hussar, no Teatro Municipal, às 21:00.

O realizador do filme "Gaiola Dourada", Ruben Alves, e os atores Marco d´Almeida, Margarida Marinho e Ivo Canelas são algumas das personalidades que estarão presentes neste evento.

Do exterior vêm Andy Heathcote, Heike Batchelier, Costa Kalogiros, Lisa Scott Gordon, Demelza Kooij, Irene Borrego e Eric Steel para workshops e painéis de discussão.

Segundo a organização, a edição deste ano, que está orçada em 500 mil euros, contempla ainda dois concertos, o primeiro, no dia 24, com o duo de Nashville "Escondido", antes do desfile de moda da estilista madeirense Patrícia Pinto, cuja coleção a apresentar foi criada de raiz e inspirada na floresta Laurissilva.

O segundo acontecerá no jantar de gala, marcado para dia 26, com Old Scottish Traditional Dancing, com a presença da violinista escocesa profissional Lori Watson e da acordeonista Fiona Black.

Este ano, todos os convidados serão contemplados com o prémio de "embaixadores da Laurissilva", da autoria do escultor madeirense Ricardo Veloza. A peça escultórica terá como base a folha de til folheada a ouro. A cerimónia de entrega destes prémios está marcada para dia 27, às 19:30, no Belmond Reid's Palace.

O Madeira Film Festival, cuja organização está a cargo da Associação Cultural e Educacional Creative Madeira, tem como missão alertar e criar consciência mundial para a preservação da natureza, promovendo a floresta Laurissilva, património cultural da UNESCO, organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura.

À semelhança dos anos anteriores, a edição terá uma vertente solidária, prosseguindo o apoio à Fundação do Gil que se verifica desde a primeira edição.

Este ano, o festival irá internacionalizar-se, com a digressão do "Madeira Film Festival On The Road", a decorrer nos Estados Unidos, neste verão, com o objetivo de dar a conhecer o projeto e o tema central do festival, a floresta Laurissilva.

Nesta digressão serão apresentadas as dez curtas-metragens selecionadas no âmbito do concurso deste ano destinado a realizadores portugueses. Para já está agendada uma passagem, em setembro, por Los Angeles, no California Institute of the Arts (CalArts), que a revista norte-americana "Hollywood Reporter" colocou entre as dez melhores escolas de cinema do mundo, nas listas de 2011 e 2012.

Ainda em data por determinar está a exibição da programação do MFF na Georgetown University, em Washington, e durante as comemorações do centenário da cidade de New Bedford, em agosto.

Consulte aqui a programação.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório