Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
18º
MIN 11º MÁX 18º

Gonçalo Salgueiro estreia-se na Roménia

O fadista Gonçalo Salgueiro estreia-se na Roménia ao lado da soprano Elena Mosuc, na quarta-feira, num espetáculo com o coro e a orquestra nacionais da Ópera de Iasi, sob a direção do maestro Gabriel Bebeselea.

Gonçalo Salgueiro estreia-se na Roménia
Notícias ao Minuto

16:05 - 20/04/14 por Lusa

Cultura Fado

O concerto intitulado "OperFado", no Teatro Nacional de Iasi, no nordeste da Roménia, está já esgotado e "engloba ópera, fado e temas de musicais", afirma a organização, contando ainda com a participação dos músicos Guilherme Banza, na guitarra portuguesa, Rogério Ferreira, na viola e Frederico Gato, na viola-baixo.

A soprano romena, que recentemente foi a protagonista das óperas "La Traviata", de Verdi e "I Puritani", de Bellini, em palcos espanhóis, irá interpretar fado, género que afirma tratar-se de "uma forma de arte que purifica, que nos leva a catarse", segundo um comunicado enviado à Lusa.

"Eu sei qual a alegria espiritual que me traz interpretar as grandes heroínas da ópera para o mundo inteiro. Esta abordagem ao fado é para mim um presente inesperado e precioso. O Fado está muito perto de ópera: a música é profunda, original, melancólica, triste e até mesmo dolorosa", afirma a soprano.

Além de árias de ópera e fados, "OperFado", inclui a interpretação de temas de musicais, como "O Fantasma da Ópera", papel que Gonçalo Salgueiro já desempenhou.

Gonçalo Salgueiro, com três álbuns de fado editados e distinguido com um Prémio Amália Tributo, tem participado como protagonista em vários musicais de Filipe La Féria, nomeadamente, "Amália", "Jesus Cristo Superstar", "Fado, História de um Povo", entre outros.

Gonçalo Salgueiro, que estudou música, atuou em várias casas de fado de Lisboa, tendo editado o primeiro álbum "No tempo das cerejas", em 2002, quatro anos depois surgiu o CD "Segue a minha voz", que reeditou em 2012 numa edição em que incluiu duetos com Fernanda Maria e Beatriz da Conceição. Em 2009 editou o CD/DVD homónimo "Gonçalo Salgueiro", em que se revela como autor de versos para o fado.

O musicólogo Rui Vieira Nery chamou à atenção para a sua voz que qualificou como "especialíssima" e "um dos timbres mais bonitos que têm aparecido no fado nos últimos anos".

A cantora lírica romena por seu turno, afirma no comunicado enviado à Lusa, que "Gonçalo transmite em suas interpretações, não só amor, mas também paixão e emoções".

Elena Mosuc foi considerada a Mulher do Ano, na Roménia, em 2009, e foi a primeira soprano do leste da Europa que recebeu o prémio Siola d'oro, entregue desde 1983 em memória da soprano italo-norte-americana Lina Pagliugh, e tem edit6ados cerca de uma dezena álbuns.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório