Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Era "um dos mais notáveis escritores" para Barreto Xavier

O secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier, considerou hoje que as obras e o contributo para a sociedade do escritor Gabriel García Marquez, "um dos mais notáveis escritores do século XX", permanecerão "na memória de todos".

Era "um dos mais notáveis escritores" para Barreto Xavier
Notícias ao Minuto

21:17 - 18/04/14 por Lusa

Cultura García Márquez

"Fica-nos a todos a faltar um dos mais notáveis escritores do século XX, a quem temos de agradecer a singularidade discursiva, hoje património da Humanidade", referiu Jorge Barreto Xavier, numa nota pública de pesar pelo falecimento do escritor Gabriel García Márquez, hoje enviada às redações.

O escritor colombiano e Nobel da Literatura García Marquez morreu na quinta-feira na Cidade do México, aos 87 anos.

"As suas obras e o seu contributo para a Cultura e para a Sociedade permanecerão na memória de todos, destacando-se a dos milhões de leitores que ao longo de décadas acompanharam a sua carreira", sublinhou o governante.

A García Marquez, "grande impulsionador" da literatura latino-americana, "devemos-lhe a inscrição de um universo narrativo e de um estilo novos no imaginário coletivo", assim como "o alargamento da perceção das sociedades da América do Sul no contexto global", destacou ainda o secretário de Estado.

"Ao povo da Colômbia e à família enlutada apresentamos as nossas condolências, associando-nos ao sentimento de pesar que hoje une todas as Nações", concluiu a nota de pesar.

O autor de "Cem anos de solidão" foi distinguido com o Nobel da Literatura, em 1982, e não publicava desde 2010, quando foi dado à estampa "Yo no vengo a decir un discurso" ("Eu não venho dizer um discurso").

"Memória das minhas putas tristes", editado em 2004, foi assim o último livro de ficção de um autor de causas, que nunca escondeu simpatias políticas, nomeadamente pelo regime cubano de Fidel Castro.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório