Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Aracataca, terra do filho do telegrafista, amanhece de luto

Aracataca, terra natal de Gabriel Garcia Marquez, amanheceu hoje de luto, pela morte do Nobel colombiano, na quinta-feira, na Cidade do México, aos 87 anos.

Aracataca, terra do filho do telegrafista, amanhece de luto
Notícias ao Minuto

18:17 - 18/04/14 por Lusa

Cultura García Márquez

A câmara de Aracataca decretou, logo na quinta-feira, cinco dias de luto e mandou colocar a meia haste as bandeiras da Colômbia e do município com 38.000 habitantes, na região de Magdalena.

No momento em que foi conhecida a notícia da morte de Gabriel García Marquez, "ouviram-se os sinos da igreja principal de Aracataca", relatou à Efe Niviane Oñate, uma jovem de 22 anos da terra do Nobel e que serviu de inspiração ao escritor para lendário e mítico Macondo, do romance "Cem Anos de Solidão".

García Márquez nasceu a 06 de março de 1927 em Aracataca, onde o pai, Gabriel Eligio García Martínez, havia chegado três anos antes para trabalhar como telegrafista e onde conheceu aquela que viria a ser a sua mulher e mãe de onze filhos, Luisa Santiaga Márquez Iguarán.

"Temos um sentimento de luto e tristeza pelo desaparecimento do nosso grande literato", afirmou o autarca de Aracataca, Tufith Hatum.

Hatum recorda que "Gabito", como lhe chamavam, tornou a Terra conhecida "ao nível universal" e é por isso que quer transformar Aracataca no "epicentro cultural e turístico da obra de Gabriel García Márquez e do realismo mágico".

O autarca disse ainda que pediu "muito respeitosamente" à família de Garcia Marquez que fizesse ali as cerimónias fúnebres

"Graças a Gabo, Aracataca tornou-se uma inspiração de muitas pessoas, inspirou muitos nas artes e conseguiu que a nossa terra seja vista como algo de bom", afirmou Niviane Oñate.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório