Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 26º

Crónicas de viagens a Portugal publicadas no Brasil

O livro "Natureza e Poesia em Portugal" chegou esta semana às livrarias do Brasil, uma obra da ex-professora brasileira de literatura Maria Luiza Ervilha, que quer promover o turismo em Portugal.

Crónicas de viagens a Portugal publicadas no Brasil
Notícias ao Minuto

15:43 - 18/04/14 por Lusa

Cultura Livros

A professora reformada afirmou à Lusa que visitou Portugal no ano passado, depois ter estado mais de 20 anos sem vir à terra dos seus bisavós, ficou surpreendida com "um país totalmente novo".

"O Portugal que vi no ano passado me encantou. Quando conheci pela primeira vez, as estradinhas pareciam as do interior de Minas Gerais", um estado do sudeste brasileiro mas agora "fiquei encantada com a mudança que havia sido realizada em vinte anos", explicou a autora.

O editor da Thesarus, Victor Alegria, que é responsável pela edição do livro, convidou-a para escrever crónicas da viagem, procurando tornar Portugal mais conhecido entre os brasileiros.

Segundo Victor Alegria, que vive em Brasília desde 1963, a maior parte dos brasileiros que vai a Portugal permanece apenas dois dias em média, preferindo ir a outros países europeus sem antes explorar os destinos portugueses.

"Acho que o livro mostra de uma maneira muito inequívoca que o turista que vai a Portugal não pode ver séculos de história em dois ou três dias, isso é muito importante", salienta Alegria.

Maria Luiza conta que as crônicas foram escritas guiadas por uma "grande paixão", que nasceu naturalmente, diante de seu "encantamento" diante do que via.

"Seguimos um roteiro criado a partir de outro livro, publicado pela Thesaurus, que fala sobre uma viagem do ex-Presidente Juscelino Kubitscheck a Portugal: o propósito era refazer o roteiro que ele fizera, visitando as câmaras, as bibliotecas e centros culturais", conta.

O grupo explorou ainda um roteiro gastronómico por todas as cidades visitadas, incluindo cidades do sul ao norte de Portugal.

O primeiro exemplar foi lançado oficialmente quarta-feira, na embaixada portuguesa em Brasília, com a presença da autora e de convidados.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório