Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

Teatro do Bairro estreia hoje 'Depois da Revolução'

Atores, cantores e uma banda juntam-se em palco, em torno de várias revoluções, e interpretam "Depois da revolução", espetáculo que se estreia hoje, no Teatro do Bairro, em Lisboa, com encenação de António Pires.

Teatro do Bairro estreia hoje 'Depois da Revolução'
Notícias ao Minuto

06:28 - 18/04/14 por Lusa

Cultura Peça

Espetáculo de teatro musical, "Depois da revolução" pretende "pôr o público a pensar" sobre várias revoluções, sobre "as consequências de revoluções e o que se pode fazer" a seguir, disse António Pires à agência Lusa.

"O motivo pelo qual decidimos fazer isto é político. Estamos a sentir uma agressão horrível, os artistas são completamente ignorados, as pessoas desta área vivem abaixo da linha da miséria, sem direitos absolutamente nenhuns. E as pessoas têm de reagir", disse.

O espetáculo volta a reunir Luís Bragança Gil (criação artística e musical), Luísa Costa Gomes (texto e dramaturgia) e António Pires, alguns anos depois de terem feito a peça "Deus, Pátria, Revolução".

Sobre "Depois da revolução", António Pires diz que é um espetáculo mais livre, feito para atores, cantores e músicos que nasceram depois da Revolução de Abril de 1974, e que a conjugação de texto, música e movimento em palco é "muito abstrata, é uma colagem".

Em palco estarão os atores Pedro Inês, Catarina Wallenstein, Dinis Gomes e Solange Santos e um coro com 12 elementos e quatro músicos.

Luís Bragança Gil escreveu música original para o espetáculo, mas também reaproveitou composições que já existem, da música "vaudeville" ao fado, do cancioneiro popular a José Afonso e José Mário Branco, e ao GAC (Grupo de Ação Cultural), de que o compositor de "Margem de certa maneira" também fez parte.

Há textos de Ruy Belo, da própria Luísa Costa Gomes, referências à escravatura, à Revolução Francesa, frases captadas nos cafés portugueses.

"Depois da revolução" ficará em cena até 18 de maio.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório