Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

García Márquez: "Uma grande perda para a literatura"

A editora das Publicações D. Quixote, que chancela a obra de Gabriel García Márquez em Portugal, escritor hoje falecido, afirmou que esta é a "Crónica de uma morte anunciada", parafraseando um dos muitos títulos do autor colombiano.

García Márquez: "Uma grande perda para a literatura"
Notícias ao Minuto

22:19 - 17/04/14 por Lusa

Cultura Editora

Cecília Andrade afirmou que "foi uma grande perda para a literatura" e referiu que o escritor "fez escola e muitos escritores seguem-lhe o estilo desde esse fabuloso romance que é 'Cem anos de solidão'".

"Uma escola, a do realismo mágico, que não se restringe à América Latina ou ao universo da Língua Espanhol, e que tem seguidores em todo o mundo, incluindo Portugal", disse Andrade sem citar nomes.

As Publicações D. Quixote começaram a publicar os títulos de García Márquez na década de 1980, e tem atualmente "toda a sua obra disponível".

"Amor em tempos de cólera" foi outro título de García Márquez, referenciado pela editora, que gostava que os jovens de 18 anos conhecessem a obra do escritor colombiano.

A morte do escritor Gabriel García Márquez, Nobel da Literatura em 1982, foi anunciada pelo Presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos.

"Cem anos de solidão e tristeza pela morte de um dos maiores da Colômbia de todos os tempos", escreveu Juan Manuel Santos, na sua conta, na rede social Twitter.

García Márquez morreu hoje na Cidade do México, aos 87 anos.

O autor de "Cem anos de solidão" foi distinguido com o Nobel da Literatura, em 1982, e não publicava desde 2010, quando foi dado à estampa "Yo no vengo a decir un discurso" ("Eu não venho dizer um discurso").

"Memória das minhas putas tristes", editado em 2004, é o último livro de ficção de um autor de causas, que nunca escondeu simpatias políticas, nomeadamente pelo regime cubano de Fidel Castro.

O romance sucedeu a "Do Amor e outros demónios", publicado dez anos antes. "Amor em tempos do cólera", "Crónica de uma morte anunciada", "O general no seu labirinto" e "Ninguém escreve ao coronel" são outros títulos emblemáticos do escritor.

Na passada segunda-feira, a mulher e os filhos do escritor colombiano emitiram um comunicado, no qual afirmavam que o estado de saúde do escritor era "muito frágil", havendo "risco de complicações".

Gabriel Garcia Márquez regressara a casa no início do mês, depois de uma hospitalização que durou uma semana, por uma infeção pulmonar.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório