Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Irão, Turquia e Coreia do Sul estreiam-se no Festival de Sines

O Irão, a Turquia e a Coreia do Sul estreiam-se este ano no Festival de Músicas do Mundo de Sines (FMMS), afirmou hoje a organização, que tinha já anunciado a participação, entre outros, de Gisela João e Júlio Pereira.

Irão, Turquia e Coreia do Sul estreiam-se no Festival de Sines
Notícias ao Minuto

18:25 - 17/04/14 por Lusa

Cultura Música

O Festival realiza-se em Sines e na freguesia vizinha de Porto Covo e irá decorrer de 18 a 26 de julho, contando com um programa variado de atividades paralelas, além dos concertos.

Do Irão participam Kayhan Kalhor e Mohammad Reza Mortazavi, da Turquia, o músico Erdal Erzincan e, da Coreia do Sul, o quinteto Jambinai.

O Kayhan Kalhor e Erdal Erzincan são "mestres, respetivamente, do instrumento de arco kamancheh e do cordofone baglama" e tocam em Sines como dupla, dando continuidade ao vivo a uma colaboração que já produziu dois discos.

Mohammad Reza Mortazavi é apontado pela organização como um "instrumentista de primeira água" e "um dos mais exímios criadores e intérpretes dos tambores de mão tradicionais persas", o tonbak e o daf.

O Istiklal Trio é formado por Ariel Qassis, no qânun, Yaniv Taichman, no ud, e Noa Vax, nas percussões, e irão interpretar um "repertório composto por peças originais e por composições clássicas turcas que reinventam utilizando os recursos expressivos de outras músicas com que se cruzaram no seu percurso, a música clássica, o rock, os blues, a música árabe e a música indiana".

O Jambinai é um quinteto dos instrumentos tradicionais que "são ferramentas para criar um pós-rock pesado e experimental", afirma a organização em comunicado.

Outra estreia no Festival é dos Balkan Beat Box, israelo-norte-americanos, uma banda "na linha das fusões globais, vocacionadas para grandes atuações, numa base de ritmos mediterrânicos, fundida com estilos de todo o mundo, desde o hip hop ao ragga", explica a organização.

Entre os nomes hoje anunciados, estão também o Istiklal Trio, de Israel, o grupo chinês Ajinai e o instrumentista indiano Niladri Kumar.

Da Índia, além do tocador de sitar Kumar, que "cultiva o legado da música tradicional indiana", a organização afirma que "um dos acontecimentos do FMM Sines será a performance de dança e teatro ritual Mudiyett, com origem no Estado de Kerala, no sudoeste da Índia".

Esta tradição foi reconhecida pela UNESCO como Património Imaterial da Humanidade, fundando-se "numa tradição oral que remonta ao século IX, este espetáculo de rua de caráter sagrado simboliza a vitória do bem sobre o mal e nele entram várias personagens da mitologia hindu, como Kali, Shiva e Narada, envolvendo mais de uma dezena de artistas, e possui uma forte componente visual, com máscaras, pintura corporal e elementos de fogo", explica a organização.

Do Rajastão, no noroeste da Índia, participa no FMMS o cantor Bachu Khan, pertencente à casta dos Langas, que "durante séculos foram os músicos profissionais das famílias reais da região e mais tarde se dedicaram a tocar em casamentos, noivados e festas tradicionais, e representam a cultura cigana que, da Índia, se espalhou pelo mundo".

Outro aspeto da cultura cigana do Rajastão, as fanfarras, será representado em Sines através da Jaipur Maharaja Brass Band, que é composta por sete músicos e uma bailarina, soba direção artística do tocador de tabla Rahis Bharti.

Outros artistas já confirmados são Angélique Kidjo, Oliver Mtukudzi & The Black Wizards, Fatoumata Diawara & Roberto Fonseca, Mamar Kassey, Nástio Mosquito, The Wizards, ShazaLaKazoo, Jagwa Music, Jungle By Night, Meridian Brothers, Orange Hill, Smadj "Fuck the DJ" e Acid Arab.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório