Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 21º

António Zambujo, Luísa Sobral e Miguel Araújo em Castro Verde

Concertos de António Zambujo, Luísa Sobral e Miguel Araújo e um espetáculo evocativo da importância da cultura na conquista da liberdade são destaques do Programa Cultural Primavera no Campo Branco, que arranca na quinta-feira em Castro Verde.

António Zambujo, Luísa Sobral e Miguel Araújo em Castro Verde
Notícias ao Minuto

11:24 - 16/04/14 por Lusa

Cultura Programa

À 24.ª edição, o evento, um dos "momentos altos" da atividade cultural do concelho, deixou de se designar Quinzena Cultural e de durar 15 dias e passou a designar-se Programa Cultural e a decorrer durante um mês, explica a Câmara de Castro Verde, a organizadora.

Através do novo "figurino", será possível distribuir as iniciativas por um maior período de tempo para "ir ao encontro de uma maior disponibilidade dos públicos e dos produtores culturais locais que integram a programação", refere a autarquia.

Espetáculos de música, teatro, dança e comédia, Feira de Velharias e Produtos da Terra, feiras do livro, apresentações de livros, exposições, atividades desportivas e as comemorações dos 40 anos do 25 de Abril e dos 19 anos da Biblioteca Municipal Manuel da Fonseca são outras ofertas do programa, que vai decorrer até 18 de maio.

O espetáculo de abertura do programa e evocativo da importância da cultura na conquista da liberdade, "Viva quem canta? a liberdade!", vai decorrer às 21:30, no Cineteatro Municipal de Castro Verde, com cante, música e poesia.

No espetáculo, vários coros, grupos e músicos vão cantar a liberdade, através de um repertório de canções de intervenção de Fernando Lopes Graça, José Afonso e Vitorino, e de sonoridades da tradição musical do Alentejo e haverá poesia pela voz do escritor e poeta José Fanha.

Dos restantes espetáculos de música, destaque para os concertos de Miguel Araújo, dia 26 deste mês, Luísa Sobral, a 03 de maio, e António Zambujo, no último dia do evento, a 18 de maio.

Na véspera do 25 de Abril, a partir das 21:30, no Cineteatro Municipal, o programa vai comemorar os 40 anos da Revolução dos Cravos com um concerto evocativo, que juntará Janita Salomé, Galandum Galundaina e Os Ganhões de Castro Verde, seguindo-se uma arruada e fogo-de-artifício.

Da música às letras, o programa vai comemorar, na terça-feira, os 19 anos da Biblioteca Municipal Manuel da Fonseca com várias iniciativas, como a apresentação do livro "Capitãs de Abril" e o espetáculo de música e poesia "O Canto dos Poetas".

"Ora Cantas Tu, Ora Toco Eu", pela Companhia "Ao Luar Teatro", a 10 de maio, em Castro Verde, e "O Fascismo dos Bons Homens", pelo Trigo Limpo Teatro Acert, a 11 de maio, em Entradas, são os espetáculos de teatro previstos.

Na área da dança, o programa inclui a Mostra de Cinedanças, uma extensão do InShadow - Festival Internacional de Vídeo, Performance e Tecnologias, a 28 deste mês, e o espetáculo "Romeu e Julieta, encontro desencontro", pela Companhia de Dança Contemporânea de Évora, a 09 de maio.

Um espetáculo de "stand up comedy" com Aldo Lima e Francisco Menezes, no sábado, e outro de dança e música para bebés, pela Companhia DançArte, a 15 de maio, uma exposição de cartazes do 25 Abril, uma de fotografias de Armindo Cardoso e outra de criações artísticas evocativas da liberdade do Coletivo de Artistas, Artesãos e Afins de Castro Verde "A Terra Mexe" são outras ofertas do programa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório