Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 14º MÁX 21º

Festival de Música da Primavera aposta na internacionalização

O Festival de Música da Primavera de Viseu arranca na quinta-feira com uma forte aposta na internacionalização, para além de ter como grande novidade o primeiro concurso internacional de guitarra.

Festival de Música da Primavera aposta na internacionalização
Notícias ao Minuto

09:47 - 15/04/14 por Lusa

Cultura Viseu

De acordo com o presidente da Câmara de Viseu, Almeida Henriques, a dimensão internacional é uma das apostas de presente e futuro do Festival de Música da Primavera, onde vão estar representadas mais de uma dezena de nacionalidades.

"A internacionalização é um caminho a prosseguir no futuro, quer do ponto vista da atração de valores internacionais para a oferta cultural em Viseu, quer do ponto de vista da notoriedade internacional de Viseu", evidenciou.

A programação do Festival de Música da Primavera inclui um conjunto diversificado de concertos e "master classes" de flauta, que decorrem em diversos espaços da cidade de Viseu até dia 11 de maio.

A grande novidade da sétima edição do Festival de Música da Primavera é a inclusão de um concurso internacional de guitarra, que incluiu duas eliminatórias e tem a final agendada para 03 de maio.

Para o primeiro classificado está reservado um prémio de 6 mil euros e presenças no Festival de Primavera de Viseu do próximo ano e no 40.º Festival de Guitarra de KasparMertz - Bratislava. Os segundos e terceiros lugares atribuem prémios de dois mil euros e mil euros respetivamente, sendo ainda entregue um prémio do público no valor de 500 euros.

O principal momento de arranque do festival, com o concerto de abertura "Requiem Mozart", vai ser protagonizado pela Orquestra do Norte e pelo Coro Sinfónico Inês de Castro, às 21:30 de quinta-feira, na Sé de Viseu.

Ainda no mesmo dia, terá lugar a inauguração da Exposição "Gardening Classics", da artista Vanessa Chrystie, no Conservatório de Música de Viseu.

Na noite de 24 de abril, o salão nobre dos paços do concelho acolhe o concerto "40 cravos, 40 anos do 25 de abril, com Helena Neves (voz mezzo-soprano) Carlos Canhoto (saxofones) e Joana Resende (piano).

Do estrangeiro, chega o duo de guitarras - Goran Krivokapich e Danijel Cerovic a 01 de maio e ainda o concerto de guitarra de Judicael Perroy, no dia seguinte.

O concerto de encerramento está marcado para as 17:00 do dia 11 de maio, subindo ao palco do Teatro Viriato a Orquestra Filarmonia das Beiras.

O 7.º Festival de Música da Primavera de Viseu resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal de Viseu e a Proviseu - Conservatório Regional de Música de Viseu Dr. José Azeredo Perdigão.

Para a edição de 2015, terá lugar novo concurso internacional, desta feita na modalidade piano.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório