Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Fazer a Festa leva ao Porto 19 companhias

A 33.ª edição do festival teatral Fazer a Festa, que se realiza de 24 de abril a 4 de maio, vai contar com 19 companhias de quatro países, revelou hoje a organização.

Fazer a Festa leva ao Porto 19 companhias
Notícias ao Minuto

17:29 - 08/04/14 por Lusa

Cultura Teatro

"O Fazer a Festa terá uma programação de afirmação por ser um evento cultural que não quer morrer. Estamos vivos e atuantes apesar da crise. Virão ao Porto companhias de três continentes diferentes e de vários distritos de Portugal", disse o diretor do Teatro Art'Imagem, José Leitão, na conferência de imprensa de apresentação da 33.ª edição do Fazer a Festa.

Este é um Festival Internacional de Teatro que se realiza de 24 de abril a 4 de maio, nas cidades do Porto e de Matosinhos, estando orçado em cerca de 80 mil euros.

Esta edição do Fazer a Festa conta com 33 espetáculos de 19 companhias de quatro países diferentes: onze portuguesas, cinco galegas (Espanha), duas do Brasil e uma de Cabo Verde.

O festival estreia a 24 de abril, às 21:30, no auditório da Biblioteca Almeida Garrett, com a peça "Mas era proibido roer os ossos", da companhia de teatro CalaFrio da Guarda.

Segue-se, às 23:00, no mesmo espaço, uma "performance de homenagem ao Dia da Liberdade", em alusão às comemorações dos 40 anos do 25 de Abril, para a qual serão convidadas "40 personalidades teatrais que terão um minuto para louvar a madrugada que há tanto tempo era esperada", como se lê na sinopse.

"Não aceitamos reparos. Apenas louvores ao 25 de Abril. Teremos pessoas do teatro nacional e as grandes figuras do teatro portuense. Serão 40 minutos informais", descreveu José Leitão.

Depois de estar concentrado nos Jardins do Palácio de Cristal, no Porto, o Fazer a Festa "desloca-se" para Matosinhos, de 02 a 04 de maio, onde serão realizados espetáculos de rua em locais como o parque Basílio Teles, a praia do Titan ou o mercado municipal.

O diretor destacou que estão previstas sessões de teatro para crianças, mas revelou que estar a sentir dificuldades pois as escolas "lutam com falta de auxiliares e verbas para deslocações".

"Este é um dos mais antigos festivais com uma vertente forte dedicada a crianças. Queremos dar aos jovens cultura e teatro, mas a crise complica quando a arte deveria ter um lugar especial", lamentou.

Para já estão inscritas cerca de 500 crianças mas o Teatro Art'Imagem diz ter capacidade para receber mais do dobro.

O programa inclui o lançamento do livro "Teatro para crianças, teatro para todos" de Teresa Duarte, no dia 02 de maio, seguindo-se um debate com o tema "A Situação do Teatro para a Infância e Juventude em Portugal".

O Fazer a Festa encerra a 04 de maio com o debate "Como pode o teatro cavalgar a onda das indústrias criativas?", numa organização conjunta do Teatro Art'Imagem e da Agência para o Desenvolvimento das Indústrias Criativas.

A entrada para os espetáculos terá um preço entre os três (crianças e público com descontos) e os cinco euros (público geral).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório