Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Exposição em Lanzarote mostra fotos do escritor

Uma exposição com 29 imagens captadas após a atribuição do Nobel da Literatura 1998 a José Saramago, e de 2013, depois da morte do escritor, em Lanzarote, onde viveu, vai ser inaugurada na quinta-feira naquela ilha das Canárias.

Exposição em Lanzarote mostra fotos do escritor
Notícias ao Minuto

14:02 - 07/04/14 por Lusa

Cultura José Saramago

De acordo com a Fundação José Saramago, a exposição "Lanzarote, a janela de Saramago" permanecerá na Sala de Exposições Charco de San Ginés, em Arrecife, Lanzarote, até 14 de maio e no dia 10 de junho, Dia de Portugal, será inaugurada em Barcelona.

Também em maio, parte da exposição, com fotos captadas por João Francisco Vilhena, estará no LeV - Festival de Literatura em Viagem de Matosinhos.

As fotos foram captadas em dois momentos distintos: Em 1998, após o anúncio da atribuição do Prémio Nobel a José Saramago, e em 2013, quando o fotógrafo voltou àquela ilha das Canárias para percorrer os lugares onde havia retratado o escritor.

"Depois de fotografar José Saramago em Lanzarote fiquei com a ideia de um dia voltar, com mais calma, e ampliar de alguma maneira aquele trabalho. Achava que nos Cadernos de Lanzarote havia muitas leituras a serem feitas. Mas o tempo foi passando, se calhar eu também ainda não estava preparado, e foi só em 2012 que retomei a esse projeto", explica Vilhena num texto sobre a exposição.

Os "Cadernos de Lanzarote" são um conjunto de cinco diários escritos entre 1993 e 1995 por José Saramago, nos quais narra episódios do seu dia-a-dia doméstico, faz críticas literárias e reflexões filosóficas.

Neste novo trabalho, João Vilhena junta as fotos a preto e branco que foram expostas em Estocolmo aquando da entrega do Nobel ao Escritor.

Há também outras imagens inéditas do autor de "A Jangada de Pedra" naquela ilha das Canárias, colocadas em diálogo com as fotos recentes, feitas quando o fotógrafo revisitou Lanzarote, já sem a presença do escritor, que viveu na ilha entre 1993 e 2010, quando faleceu.

Às imagens de José Saramago e do cenário vulcânico João Vilhena acrescentou trechos extraídos dos "Cadernos de Lanzarote".

Em maio, João Francisco Vilhena lançará em Portugal o livro "Lanzarote, a janela de Saramago", sobre a exposição.

A mostra é financiada pelo Turismo de Arrecife, pelo Cabido de Lanzarote, e conta com o apoio da Fundação José Saramago, da Casa José Saramago, do Instituto Camões e do Consulado Português em Barcelona.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório