Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

Instituto da Língua Portuguesa de Timor-Leste inaugurado durante cimeira

O reitor da Universidade Nacional de Timor-Leste, Aurélio Guterres, disse hoje que o Instituto de Língua Portuguesa em Díli vai ser inaugurado durante a cimeira da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), a realizar-se em julho.

Instituto da Língua Portuguesa de Timor-Leste inaugurado durante cimeira
Notícias ao Minuto

09:12 - 26/03/14 por Lusa

Cultura CPLP

"Estamos a planear o lançamento no âmbito da cimeira da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa quando estiverem cá todos os líderes da Comunidade", afirmou à agência Lusa Aurélio Guterres, à margem da cerimónia de entrega de livros pela União Europeia àquele estabelecimento de ensino superior.

A cimeira de chefes de estado e de governo da CPLP deverá realizar-se em Díli entre 20 e 25 de julho, altura em que Timor-Leste assume pela primeira vez a presidência da organização.

Segundo o reitor da Universidade Nacional de Timor-Leste, até ao final de março, devem chegar 10 professores portugueses para apoiar a equipa responsável pela criação do Instituto de Língua Portuguesa, liderada pelo antigo reitor daquela universidade Benjamim Côrte-Real.

Aurélio Guterres disse também que após a criação do Instituto de Língua Portuguesa vão ser abertos centros de língua nos distritos, sub-distritos e sucos do país.

"Vamos também dar formação em língua portuguesa às instituições timorenses", acrescentou.

O memorando de entendimento para a criação do Instituto de Língua Portuguesa em Timor-Leste foi assinado em janeiro em Lisboa entre Aurélio Guterres e a presidente do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, Ana Paula Laborinho.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório