Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Largada de pombos inicia Semana da Leitura em Torres Novas

Vinte pombos partiram hoje da biblioteca municipal de Torres Novas com histórias iniciadas por alunos de escolas da cidade, recebidas ao fim da manhã por crianças do primeiro ciclo de freguesias rurais, dando início à Semana da Leitura.

Largada de pombos inicia Semana da Leitura em Torres Novas
Notícias ao Minuto

13:57 - 17/03/14 por Lusa

Cultura Histórias

Iniciativa do Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares do município de Torres Novas, a oitava edição da Semana da Leitura decorre a partir de hoje e até 04 de abril, convidando alunos, professores, pais e encarregados de educação "a criarem ambientes festivos em torno das palavras, da leitura e dos livros".

Os 20 pombos (que integraram um grupo de 50) levaram os textos que foram iniciados por uma turma do 3.º ano da EB 1 de S. Gião e uma do 4.º ano da EB 1 de Santa Maria, cabendo aos alunos que os receberam, de uma turma do Centro Escolar da Meia Via e de outra do Centro Escolar de Olaia, terminar e ilustrar as histórias recebidas e que falam das diferenças entre a cidade e o campo.

Posteriormente, as histórias e ilustrações serão trabalhadas graficamente e impressas pelo Gabinete de Comunicação e imagem do município de Torres Novas, sendo, a 02 de abril, dia do Livro Infantil, entregues às respetivas turmas pela vereadora com o pelouro da Cultura, afirma uma nota da autarquia.

Entre as iniciativas agendadas, contam-se um jogo para alunos do 7.º ano, baseado no jogo da glória, sobre o livro de Sophia de Mello Breyner "O Cavaleiro da Dinamarca", e a leitura da história "A Grande Fábrica das Palavras", de Agnès de Lestrade, para alunos do primeiro ciclo.

No ciclo Conversas sobre Nós, no âmbito do projeto de parceria do município com a PASCRI (Parent-School Cooperation in Relation to Inclusion), a jornalista Barbara Wong, autora de "O meu filho fez o quê???", vai falar, na quinta-feira, sobre o relacionamento dos pais com a escola, seguindo-se Isabel Stilwell (03 de abril), Daniel Rijo (28 de abril) e Paulo Oom (16 de maio).

No próximo dia 28 será apresentado o livro "O Bicho de Sete Cabeças", de Carmen Zita Ferreira, que servirá de base para declamação de poemas por alunos da Escola Secundária Maria Lamas no Dia Mundial da Poesia e para um jogo sobre as qualidades mais representativas num líder.

A partir do livro "Falha de cálculo", de Margarida Fonseca Santos, decorrerão, com ajuda de música, oficinas para exploração de alguns conceitos de matemática, nos dias 19, 21 e 25 de março em várias escolas do concelho.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório