Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 24º

João Tordo dá a conhecer novo romance

O novo romance de João Tordo, "A biografia involuntária dos amantes", é apresentado aos jornalistas na quinta-feira, ao final da tarde, em Lisboa, anunciou a nova editora do escritor.

João Tordo dá a conhecer novo romance
Notícias ao Minuto

12:25 - 12/03/14 por Lusa

Cultura Livros

Este é o sétimo romance de João Tordo, distinguido em 2009 com o Prémio José Saramago, e marca a entrada do autor na Alfaguara, editora que está a celebrar o cinquentenário da sua fundação e o quinto aniversário da sua presença em Portugal.

"A biografia involuntária dos amantes", o primeiro romance que publica depois de ter deixado as Publicações D. Quixote, será apresentado oficialmente no dia 03 de abril, na Casa dos Bicos, em Lisboa, sede da Fundação José Saramago, disse à Lusa fonte da editora.

Sobre o novo romance, em fevereiro passado, falando à Lusa, João Tordo afirmou que foi aquele que mais o "apaixonou escrever".

"Não tenho dúvidas, é o meu livro mais conseguido, aquele que mais me apaixonou escrever; é o resultado de dez anos de trabalho como romancista e escritor", disse Tordo.

Referindo-se à Alfaguara, o escritor de 38 anos disse que admirava "muitíssimo" o respetivo catálogo constituído por muitos autores pelos quais é "apaixonado".

"Tenho a certeza de que vamos ter uma excelente relação", rematou na ocasião.

João Tordo começou a publicar na editora Temas e Debates, "O Livro dos Homens Sem Luz" (2004), tendo passado depois para a QuidNovi, onde editou "Hotel Memória" (2007) e "As Três Vidas" (2008), romance que lhe valeu o Prémio Saramago em 2009.

Nas Publicações D. Quixote, o escritor publicou "O Bom Inverno" (2010), "Anatomia dos Mártires" (2011) e "O Ano Sabático" (2013), e está incluído na antologia de contos "Dez História Para Ser Feliz" (2009).

O romance "O bom inverno" foi finalista dos prémios Portugal Telecom, Fernando Namora e Europeu de Literatura, em 2011.

Tordo foi jornalista nos semanários O Independente e Sábado, escreveu no Jornal de Letras e nas revistas Elle e Egoísta.

Como autor, está representando em várias antologias de contos, designadamente em "Contos de Vampiros", publicada pela Porto Editora, em 2009.

Os livros de João Tordo, que também é contrabaixista, estão publicados em sete países, incluindo França, Itália e Brasil.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório