Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 16º MÁX 26º

Novo livro de João Tordo editado em abril

O novo romance de João Tordo, "Biografia involuntária dos amantes", será editado em abril pela Alfaguara, editora que passará a publicar a obra do escritor, foi hoje divulgado em comunicado.

Novo livro de João Tordo editado em abril
Notícias ao Minuto

17:16 - 04/02/14 por Lusa

Cultura Romance

"João Tordo, vencedor do Prémio José Saramago e um dos mais relevantes nomes da literatura portuguesa contemporânea, junta-se a um jovem mas cuidado catálogo de ficção literária, em que se destacam autores portugueses como Afonso Cruz, Ricardo Adolfo e Valter Hugo Mãe", afirma a Alfaguara em comunicado enviado à Lusa.

"Biografia involuntária dos amantes" é o sétimo romance de João Tordo que, em finais do mês passado, disse à agência Lusa ser este o seu "livro mais conseguido".

Em 24 de janeiro, em declarações à Lusa, João Tordo afirmou que tinha saído do grupo LeYa onde sempre foi "muito bem tratado", mas procurava "um novo alento".

"Andava à procura de um 'input' diferente, de um novo alento, de uma nova dinâmica criativa que, também por culpa própria, não estava a conseguir encontrar", declarou o autor de "O ano sabático", editado em 2013 pelas Publicações D. Quixote, que fazem parte do Grupo LeYa.

"Acho que as mudanças, em alturas de alguma estagnação, são fundamentais", argumentou João Tordo que acrescentou: "Sempre fui muito bem tratado na LeYa e tenho por lá grandes amigos. Às vezes precisamos de mudar. Foi apenas isso. Para encontrarmos novas energias e combater algum desgaste".

Sobre o novo romance, sem desvendar, na altura, o título, João Tordo afirmou que foi aquele que mais o "apaixonou escrever".

"Não tenho dúvidas, é o meu livro mais conseguido, aquele que mais me apaixonou escrever; é o resultado de dez anos de trabalho como romancista e escritor", disse Tordo.

Referindo-se à Alfaguara o escritor de 38 anos, afirmou eu admirava "muitíssimo" o catálogo constituído por muitos autores pelos quais é "apaixonado".

"Tenho a certeza de que vamos ter uma excelente relação", rematou na ocasião.

A Alfaguara está a celebrar o cinquentenário da sua fundação e encontra-se em Portugal há cinco anos.

João Tordo começou a publicar na Temas e Debates, "O Livro dos Homens Sem Luz" (2004), tendo passado depois para a QuidNovi, onde editou "Hotel Memória" (2007) e "As Três Vidas" (2008), romance este que lhe valeu o Prémio Saramago em 2009.

Nas Publicações D. Quixote o escritor publicou "O bom inverno" (2010), "Anatomia dos Mártires" (2011) e "O Ano Sabático", e está incluído nas antologias de contos "Dez História Para Ser Feliz" (2009).

O romance "O bom inverno" foi finalista dos prémios Portugal Telecom, Fernando Namora e Europeu de Literatura, em 2011.

Tordo foi jornalista nos semanários Independente e Sábado, escreveu no Jornal de Letras e nas revistas Elle e Egoísta.

Como autor, está representando em várias antologias de contos, designadamente em "Contos de Vampiros", publicada pela Porto Editora em 2009.

Os livros de João Tordo que também é contrabaixista, estão publicados em sete países, incluindo França, Itália e Brasil.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório