Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Autores de petição sobre obras de Miró ouvidos amanhã

Os autores da petição que apela à manutenção em Portugal das obras do pintor espanhol Joan Miró vão ser ouvidos na sexta-feira pelos deputados em comissão parlamentar, disse à agência Lusa Carlos Cabral Nunes, um dos peticionários.

Autores de petição sobre obras de Miró ouvidos amanhã
Notícias ao Minuto

13:30 - 23/01/14 por Lusa

Cultura Parlamento

A petição, que soma mais de 8.100 assinaturas e foi enviada para a Assembleia da República, apela à suspensão da venda de 85 obras do pintor Joan Miró que se encontram na posse do Estado português desde a nacionalização do antigo Banco Português de Negócios (BPN).

O leilão das obras está previsto para decorrer a 04 e 05 de fevereiro, em Londres, pela Christie´s.

Em declarações à Lusa, Cabral Nunes, galerista do Coletivo Multimédia Perve, manifestou-se esperançado que "até ao levantar do martelo, até ao último segundo, o Estado português possa decidir-se pela suspensão da venda".

"Continuamos a acreditar que vai haver bom senso e que a decisão possa ser revogada", disse.

Cabral Nunes afirmou ainda que não obteve resposta sobre o requirimento enviado à Direção-Geral do Património Cultural a pedir a classificação das obras, mas referiu ter tido conhecimento de que "peritos independenntes já atestaram a importância da coleção".

O galerista defendeu ainda que seja feita uma exposição com as obras em causa e que analistas se pronunciem sobre a sua validade e qualidade, referindo que a coleção de Miró deve permanecer em Portugal.

A petição, disponível em http://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=joanmiro, também foi enviada para o Parlamento Europeu.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório