Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

André da Loba e Marta Monteiro integram 'Illustrators 56'

Os ilustradores portugueses André da Loba e Marta Monteiro integram a exposição internacional "Illustrators 56", que inaugura hoje em Nova Iorque, depois de terem sido distinguidos com a medalha de ouro pela norte-americana Society of Illustrators.

André da Loba e Marta Monteiro integram 'Illustrators 56'
Notícias ao Minuto

12:08 - 07/01/14 por Lusa

Cultura Exposição

Aquela organização, fundada em 1901 para distinguir e "promover a arte da ilustração", atribuiu várias distinções no final do ano passado a ilustradores de todo o mundo em sete categorias diferentes.

André da Loba, que já tinha sido premiado em anos anteriores, venceu agora a medalha de ouro na categoria "Moving image" pelo filme "Tuttodunpezzo", que antecipa um livro que sairá este ano pela editora italiana Topipittori.

Marta Monteiro conquistou a medalha de ouro na categoria "Uncomissioned" - ilustrações não publicadas em livro - com o trabalho inédito "Little People".

A obra de ambos integra, assim, a exposição "Illustrators 56", que inaugura hoje no Museum of American Illustration, em Nova Iorque.

Marta Monteiro é licenciada em Artes Plásticas-Escultura pela Faculdade de Belas Artes do Porto e o seu trabalho tem-se repartido entre o ensino, o cinema de animação e a ilustração para a imprensa - tendo colaborado, por exemplo, com o New York Times.

No ano passado publicou "Sombras" (Pato Lógico Edições), o primeiro livro para a infância e juventude.

André da Loba, a residir nos Estados Unidos, foi considerado em 2010 um dos 200 melhores ilustradores de todo o mundo, e publicou mais de uma dezena de livros para a infância, entre os quais "Querer muito" (com João Paulo Cotrim), "O Arenque Fumado" (de Charles Cros), "Pensamientras" (com Eugénio Roda), "Elefante em loja de porcelanas" (com Adélia Carvalho), e "Bestial".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório