Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Prémio Pessoa 2013 é conhecido hoje

O nome do vencedor do Prémio Pessoa 2013 é anunciado hoje no Palácio dos Seteais, em Sintra.

Prémio Pessoa 2013 é conhecido hoje
Notícias ao Minuto

06:10 - 13/12/13 por Lusa

Cultura Artes

O Prémio Pessoa, no valor de 60.000 euros e que vai na 27ª edição, é atribuído anualmente a uma personalidade que "tiver sido protagonista de uma intervenção particularmente relevante e inovadora na vida artística, literária ou científica do país".

Em 2012, o Prémio Pessoa foi atribuído ao investigador norte-americano Richard Zenith, um dos maiores especialistas na obra de Fernando Pessoa, e que está radicado em Portugal desde os anos 1980.

Em anos anteriores foram distinguidos, entre outros, o historiador José Matoso, os poetas António Ramos Rosa e Herberto Helder (que recusou o galardão), a pianista Maria João Pires, o arquiteto Eduardo Souto de Moura, o compositor Emmanuel Nunes, o constitucionalista José Joaquim Gomes Canotilho, a historiadora Irene Flunser Pimentel e o ensaista Eduardo Lourenço.

O júri, presidido por Francisco Pinto Balsemão, integra Fernando Faria de Oliveira, António Barreto, Clara Ferreira Alves, Diogo Lucena, Eduardo Souto de Moura, João Lobo Antunes, José Luís Porfírio, Maria de Sousa, Mário Soares, Miguel Veiga, Rui Magalhães Baião, Rui Vieira Nery e Viriato Soromenho-Marques.

O Prémio Pessoa é uma iniciativa do semanário Expresso, com o patrocínio da Caixa Geral de Depósitos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório