Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 13º MÁX 24º

Museus portugueses nomeados para Museu Europeu do Ano

Os museus portugueses dos Transportes, no Porto, e da Baleia, na Madeira, foram incluídos na lista de nomeados para o Prémio Museu Europeu do Ano 2014, revelou hoje à agência Lusa fonte ligada à organização do galardão.

Museus portugueses nomeados para Museu Europeu do Ano
Notícias ao Minuto

14:01 - 10/12/13 por Lusa

Cultura Prémios

Lisboa, 10 dez - Os museus portugueses dos Transportes, no Porto, e da Baleia, na Madeira, foram incluídos na lista de nomeados para o Prémio Museu Europeu do Ano 2014, revelou hoje à agência Lusa fonte ligada à organização do galardão.

De acordo com o diretor do Museu da Farmácia, João Neto, representante em Portugal do Fórum Europeu dos Museus (European Museum Forum - EMF), entidade organizadora do prémio, os diretores dos dois museus portugueses já foram notificados da seleção.

Na área da museologia, o Prémio Museu Europeu do Ano (European Museum of the Year Award - EMYA, na sigla original, em inglês) é o principal e o mais antigo dos galardões atribuídos pelo EMF e também o mais prestigiado na Europa.

Criado em 1977 pelo Conselho da Europa, o Fórum Europeu dos Museus é uma organização transnacional sem fins lucrativos que se dedica há 35 anos a várias iniciativas para melhorar a qualidade dos museus europeus.

A candidatura do Museu dos Transportes e Comunicações, no Porto, baseou-se no processo de requalificação que desenvolveu recentemente e da apresentação de duas exposições permanentes: "Comunicar", em dezembro de 2012, e "O motor da República: os carros dos Presidentes", em maio de 2013.

O Museu também criou um novo percurso de visita ao edifício da Alfândega do Porto, que acolhe aquela entidade.

Quanto ao Museu da Baleia, situado no município de Machico, na Madeira, narra a história da caça à baleia no arquipélago, desde os anos 1940, e incluí ainda informação sobre a biologia e a proteção das baleias e golfinhos.

"São dois museus com características muito diferentes: um está virado para o oceano e tem uma ligação científica à universidade, o outro é uma memória do Porto, sobretudo do período industrial", comentou João Neto em declarações à Lusa.

O vencedor de 2013, anunciado em maio último, foi o Museu Riverside de Glasgow, na Escócia, e em 2012 o galardão foi conquistado pelo Museu Madinat al-Zahra, da cidade espanhola de Córdova.

Na edição deste ano estavam também nomeados dois museus portugueses: o Museu da Comunidade da Concelhia da Batalha e o Museu Machado de Castro, de Coimbra, que acabou por ser distinguido com outro galardão Fórum Europeu dos Museus, o Prémio Kenneth Hudson.

O vencedor do Prémio Museu Europeu do Ano 2014 vai ser anunciado em maio, em Tallinn, na Estónia, onde irá decorrer a assembleia anual do Fórum Europeu dos Museus.

AG // GC.

Noticias Ao Minuto/Lusa

Recomendados para si

;
Campo obrigatório