Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Iniciativas assinalam sábado o Dia da Livraria e do Livreiro

O Dia da Livraria e do Livreiro celebra-se no sábado, para "destacar o lugar central que o livreiro ocupa no percurso do livro e na promoção da leitura", afirmam os organizadores, a Fundação Saramago e o movimento Encontro-Livreiro.

Iniciativas assinalam sábado o Dia da Livraria e do Livreiro
Notícias ao Minuto

19:16 - 29/11/13 por Lusa

Cultura Iniciativa

As livrarias que participam nesta celebração, como a Poética, de Macedo de Cavaleiros, promovem descontos de 10% na compra de livros, entre outras iniciativas, como a oferta de uma flor e um texto de um autor português, como acontece na Livraria Arquivo, em Leiria.

A livraria leiriense, na avenida dos Combatentes da Grande Guerra, oferece "uma flor e um texto de Afonso Cruz", que escreveu sobre esta celebração a convite desta loja.

Num texto divulgado na Internet - http://diadalivrariaedolivreiro.wordpress.com/2013 - a Arquivo afirma: "Acreditamos que a identidade dum país se faz, também, através das suas livrarias, da oferta de riqueza e diversidade cultural".

Em Lisboa, na GATAfunho, na rua do Trombeta, no Bairro Alto, há animação de manhã até à noite. Às 10:30 realiza-se uma sessão de contos para crianças por Bru, contadora de Évora, que apresentará também os seus livros de pano. Às 16:00, sessão "GATAfunhices", com Flora dos Contos, que irá, "com música e muita alegria", contar várias histórias, afirma a Livraria em comunicado.

Às 21:30, o dia termina com uma sessão de contos para adultos, com Rodolfo Castro, que se apresenta como "o pior contador do mundo". Rudolfo irá contar histórias a pedidos do público, numa sessão que se intitula "contos à la carte", à qual se segue a apresentação do livro "O Último conto", de Rodolfo Castro, publicado pela GATAfunho Editora.Livraria e do Livreiro

Em Óbidos, na Livraria Histórias com Bicho, "como já é tradição, servem-se os contos com chá às 16:00", afirma a editora O Bichinho de Conta, proprietária da livraria, que acrescenta: "Aqui onde há bichos, mar, campo, ilustração... onde a leitura acontece todos os dias".

Em Angra do Heroísmo, a Livraria In Folio vai "participar, abrindo durante o sábado, dia da semana em que geralmente está fechada, e reservando uma pequena surpresa para cada um dos visitantes", lê-se numa nota publicada no calendário das iniciativas do dia.

Em Setúbal, na Livraria Culsete, na avenida 22 de Dezembro, realiza-se o Encontro Livreiro Especial, pelas 16:00, que "servirá para assinalar este dia tão especial para as livrarias e os livreiros, para conversarmos sobre a livraria, o livreiro e a leitura".

Neste encontro, será entregue o diploma "Livreiro da Esperança Especial Culsete -- 40 anos", cuja "subscrição pública continua precisamente até sábado".

O diploma foi atribuído aos livreiros Manuel Medeiros, falecido no passado dia 23 de outubro, e Fátima Ribeiro de Medeiros.

Este é o segundo ano em que o Dia da Livraria e do Livreiro se realiza em Portugal, constituindo também uma homenagem a dois escritores portugueses falecidos nesta data, Fernando Pessoa, em 1935, e Fernando Assis Pacheco, em 1995.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório