Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 26º

Festival Internacional de Cinema homenageia Ria de Aveiro

A Universidade e o Teatro de Vila Real recebem, de 25 a 27 de novembro, a 2ª edição do RIOS -- Festival Internacional de Cinema Documental e Transmedia, dedicado à Ria de Aveiro, informou hoje à Lusa a organização.

Festival Internacional de Cinema homenageia Ria de Aveiro
Notícias ao Minuto

12:21 - 17/11/13 por Lusa

Cultura Vila Real

"O festival pretende explorar e divulgar as potencialidades estéticas ligadas ao rio, tornando-o num espaço privilegiado de criação cinematográfica no âmbito documental", disse a diretora do evento, Anabela Branco de Oliveira.

E, acrescentou, "o festival é uma plataforma de atividade para a criação e promoção de projetos de autor, no âmbito do cinema e audiovisual independente".

O evento homenageia, a cada edição, um rio, sendo este ano a Ria de Aveiro e, em 2012, o eleito foi o rio Douro.

O RIOS, segundo a responsável, "quer dar visibilidade, servindo como plataforma promocional, a obras cinematográficas e audiovisuais cuja abordagem estética esteja relacionada com a realidade do rio".

Anabela Branco de Oliveira considerou que o festival veio estimular a criação de projetos de autor que apostam na descoberta de novos territórios, estilos e suportes que definem os rios.

Entre os objetivos do festival estão a criação de uma plataforma criativa ligada ao tema rios no âmbito da fotografia, artes plásticas, literatura e performance dramática, difusão de primeiras obras e documentários universitários e incentivo à criação de parcerias interuniversitárias no cinema e audiovisual documental.

Esta 2ª edição do RIOS conta com a participação de filmes documentários de vários países divididos pelas categorias de Olhares e Enquadramento, Documental Universitário, Memórias, Gesto e Espaços e Nadar contra a Corrente.

Um debate com realizadores é uma das atividades dos três dias do festival.

Em 2012, o RIOS apresentou 20 filmes - longas e curtas-metragens - de Espanha, França, México e Portugal.

O festival RIOS é organizado pela Escola de Ciências Humanas e Sociais da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), em parceria com universidades nacionais e internacionais, museus e autarquias.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório