Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 14º MÁX 21º

Pierre Lemaitre venceu o prémio literário Goncourt

O escritor francês Pierre Lemaitre venceu o prémio Goncourt, o mais prestigiante galardão literário de França, com o romance "Au revoir lá-haut" (editora Albin Michel) sobre a Grande Guerra (1914-1918).

Pierre Lemaitre venceu o prémio literário Goncourt
Notícias ao Minuto

14:40 - 04/11/13 por Lusa

Cultura Literatura

Lemaitre, que partiu como favorito, impôs-se na segunda votação do júri e venceu o concurso com a história de dois jovens veteranos, Albert e Edouard, afetados pelos factos vividos durante a Primeira Guerra Mundial.

A segunda obra mais votada, "Arden", de Yann Moix, à qual foi atribuído o prémio Renaudot, mistura poemas, monólogos e narrativas, numa reflexão sobre a vida, a morte, o erotismo e a literatura.

De acordo com a agência France Presse o prémio Goncourt, que tem um valor simbólico de apenas 10 euros, garante, em média, a venda de 310 mil exemplares enquanto que os livros premiados com o Renaudt vendem 187 mil títulos.

Pierre Lemaitre, 57 anos, é autor de vários romances, argumentos de filmes e séries de televisão, entre os quais o best-seller "Alex", que conta a história do rapto de uma mulher.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório