Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Álvaro Magallhães encerra trilogia nos 30 anos de vida literária

O escritor Álvaro Magalhães apresenta no sábado, na biblioteca municipal Almeida Garrett, Porto, o romance juvenil "O Rapaz dos sapatos prateados", fechando assim seis dias de comemoração dos 30 anos da sua vida literária.

Álvaro Magallhães encerra trilogia nos 30 anos de vida literária
Notícias ao Minuto

14:10 - 20/10/13 por Lusa

Cultura Apresentação

Álvaro Magalhães, autor de cerca de 80 obras literárias, vai apresentar no último dia das comemorações o "romance gráfico, narrado por um miúdo de 9 anos, que faz a descrição da sua vida por palavras e recorrendo a ilustrações" de Patrícia Furtado, descreveu o escritor, em declarações à agência Lusa.

O "Rapaz dos sapatos prateados" é o último livro da trilogia da qual fazem parte as obras "A Ilha do Chifre de Ouro" e "O Último Grimm", publicados pela Asa, romances para jovens onde Álvaro procurou que o leitor não separasse os mundos do real e do imaginário.

"É uma trilogia em que uso o tema que mais prefiro na minha literatura, numa relação entre o real e o imaginário. Sempre quis escrever um livro onde a realidade e o imaginário fossem uma coisa só e não categorias distintas e antagónicas", referiu o escritor.

Álvaro Magalhães publicou a sua primeira obra para crianças em 1982, intitulada "Uma História com muitas letras", e considera que os livros infantis e juvenis "não são para idades concretas". Não devem ser "infantilizados" para que "os adultos também os possam apreciar", acrescentou o autor, explicando que é o que tenciona fazer sempre que escreve para esta faixa etária.

O escritor, que principiou a vida literária no início dos anos 80 com poesia, admite ter sido influenciado pelas obras de Manuel António Pina, sobre o qual escreveu o livro de homenagem "O Senhor Pina", que vai ser apresentado a 18 de novembro, data de aniversário do poeta e amigo.

"Foi um autor que me influenciou não só a mim como também uma geração de autores. Nos anos 70, publicou livros fundamentais que abriram um novo caminho na literatura infantil que, até aí, era usada de forma pedagógica, para transmitir ensinamentos, mas nunca de forma tão literária", referiu Álvaro. "Foi como se nos dissesse que havia vida em Marte", acrescentou ironicamente.

As atividades comemorativas de 30 anos de literatura vão decorrer desta segunda-feira a sábado, com entrada gratuita e incluem horas de conto, encontros com o escritor, 'workshops' de ilustração, conferências, sessões de poesia e teatro, iniciativa que resulta da parceria da biblioteca municipal Almeida Garrett com as Edições Asa.

Haverá ainda uma exposição biobibliográfica do autor, que se vai manter no espaço até ao dia 30 de novembro, onde vão estar apresentados alguns dos seus objetos pessoais como cartas que recebeu e a sua máquina de escrever.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório