Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

João Cutileiro recebe Honoris Causa pela Universidade de Évora

O escultor João Cutileiro, de 76 anos, galardoado com vários prémios e com obras expostas um pouco por todo o mundo, recebe, esta quinta-feira, o doutoramento Honoris Causa pela Universidade de Évora, anunciou hoje a academia.

João Cutileiro recebe Honoris Causa pela Universidade de Évora
Notícias ao Minuto

11:01 - 01/10/13 por Lusa

Cultura Escultor

A cerimónia, segundo a Universidade de Évora (UÉ), decorre a partir das 15:00, na Sala dos Atos da instituição, no Colégio do Espírito Santo.

A oração laudatória vai ser proferida por Christopher Bochman, diretor da Escola de Artes da UÉ, incluindo a sessão, além de discursos do reitor e do novo doutor, cortejos académicos no início e no fim.

O reitor da UÉ, Carlos Braumann, considerou hoje que a atribuição do doutoramento Honoris Causa a João Cutileiro “é de inteira justiça”.

Trata-se, realçou o reitor, de uma “figura maior da escultura portuguesa”, pelo que prestigia a UÉ poder outorgar-lhe este grau.

A academia alentejana justificou ainda a decisão de conferir o doutoramento a João Cutileiro devido à “importância da sua obra ao nível da escultura”.

O seu trabalho artístico “exerceu influência na evolução das linguagens artísticas contemporâneas”, acrescentou a instituição.

João Cutileiro nasceu em Lisboa, em 1937, mas vive e trabalha em Évora, onde está exposta uma parte da sua obra, desde 1985.

Frequentou a Escola Superior de Belas Artes de Lisboa e, mais tarde, foi para a Slade School of Art, em Londres (Inglaterra).

Reconhecido nacional e internacionalmente, o mestre Cutileiro já foi galardoado com vários prémios e as suas obras estão expostas em todo o mundo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório