Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 26º

"A Desumanização" lançado em 2014 no Brasil em 2014

O livro "A Desumanização", o mais recente de Valter Hugo Mãe, será lançado no Brasil até maio de 2014, afirmou hoje o escritor, durante a conferência de imprensa de abertura do Festival Pauliceia Literária, em São Paulo.

"A Desumanização" lançado em 2014 no Brasil em 2014
Notícias ao Minuto

09:05 - 20/09/13 por Lusa

Cultura Valter Hugo Mãe

O autor disse ter "altas expectativas" em relação ao livro, chega hoje às livrarias portuguesas, e estar "muito vaidoso" com as boas críticas já publicadas.

A questão principal do livro, afirma Valter Hugo Mãe, é a espiritualização e a conquista da solidão. A estória passa-se na Islândia e tem como protagonista uma menina que experimenta o ato de estar só após a morte da irmã gémea.

"Queria transformar aquela ilha numa meditação lenta e profunda. A Islândia remete à pureza, ao lugar onde o mundo começa outra vez", declarou o autor.

Valter Hugo Mãe está em São Paulo para participar do Festival Pauliceia Literária, no qual integrará uma mesa de debates sobre narrativa, linguagem, ritmo e humor, ao lado do escritor Juan Pablo Villalobos, autor de "Festa no Covil".

"Aqui no Brasil saiu recentemente o 'Apocalipse de Mil Homens', está agora está a sair em Portugal meu sexto romance e eu fico numa mistura de tempos, com a cabeça dividida, entre o apocalipse e a desumanização, algo que faz sentido", afirmou.

Questionado sobre qual dos seus livros indicaria a alguém que não conhece sua obra, o autor afirmou que cada título combina com uma personalidade diferente. Para alguém sensível, sugeriria "Filho de Mil Homens"; para uma pessoa mais calma e madura, "A máquina de fazer espanhóis"; para um assíduo frequentador de bibliotecas "Balthazar Serapião"; e para mulheres ligadas à questão de género "O apocalipse dos trabalhadores".

Já "A Desumanização" foi indicada pelo escritor aos leitores com "inspiração estética", atentos ao "esplendor da expressão literária".

Valter Hugo Mãe é um dos 12 finalistas do Prémio Portugal Telecom 2013, com o "Filho de Mil Homens". No ano passado venceu o certame com a "Máquina de fazer espanhóis". Nesta edição, disse que acha que não vai ganhar.

"Já estou admirado por estar entre os finalistas. Acho que estarei no Uruguai e que não vou [a São Paulo, na data da entrega do prémio] para não ter aquele choque de ver ganhar uma outra pessoa", concluiu.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório