Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Exposição de portugueses abre em Nova Iorque

A exposição "Environments", dos artistas portugueses Pedro Neves Marques e Mariana Silva, vai estar patente entre 17 de setembro e 02 de novembro no e-flux, em Nova Iorque, anuncia hoje online aquele espaço de exposições de arte.

Exposição de portugueses abre em Nova Iorque
Notícias ao Minuto

12:09 - 05/09/13 por Lusa

Cultura 'Environments'

Os dois artistas portugueses, que colaboram pela primeira vez, vão exibir quatro vídeos, entre eles "The Limits to Growth" (2013), inspirado num relatório internacional publicado em 1972.

O documento foi feito pelos especialistas Donella Meadows, Dennis Meadows, Jørgen Randers e William Behrens para simular e antever o futuro da população mundial com base nos recursos mundiais no início dos anos 1970.

As variáveis usadas pelos especialistas no modelo original eram a população mundial, a industrialização, a poluição, a produção de alimentos e o esgotamento progressivo dos recursos.

A obra resulta de uma reflexão dos artistas sobre este tema e a evolução atual dos recursos da população mundial, na linha da ideia da eminência de uma catástrofe ecológica e financeira global.

No vídeo "Explore, Experience, Enjoy" (2013) há projeções em três dimensões que simulam exposições dentro da exposição, abrindo os limites do espaço físico a outras obras.

Pedro Neves Marques nasceu em Lisboa em 1984, vive em Nova Iorque e já realizou exposições individuais em Portugal, na Itália, na Espanha, no Brasil e na Suíça.

Mariana Silva nasceu em Lisboa, em 1983, e também vive em Nova Iorque, tendo já exposto obras na capital portuguesa, no Reino Unido e na Suíça.

A e-flux foi criada em 1999 com o objetivo de divulgar informalmente informação independente sobre o mundo da arte contemporânea.

Criou mais tarde um jornal, dedicou-se à edição de livros, organização de palestras e abriu um espaço de exposições na Broadway, em Nova Iorque.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório