Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 17º

Novo livro de Pepetela é publicado a 10 de Setembro

O novo romance de Pepetela, "O Tímido e as Mulheres", é publicado no dia 10 de Setembro, anunciou a editora, que projeta lançar igualmente uma antologia de Natália Correia e a integral dos contos de António Tabucchi.

Novo livro de Pepetela é publicado a 10 de Setembro
Notícias ao Minuto

16:50 - 23/08/13 por Lusa

Cultura Romance

Sobre o livro do angolano Pepetela, a editora afirma que a narrativa decorre na Luanda contemporânea, e tem como protagonistas Heitor, Mariza e Lucrécio. "Heitor" é "um escritor em início de carreira, o tímido", Marisa é a "responsável por um programa de rádio de grande audiência, que a todos encanta e seduz", e o seu marido, Lucrécio, "uma mente brilhante aprisionada numa cadeira de rodas", lê-se no comunicado da editora, as Publicações D. Quixote.

Em setembro também, pelas Publicações D. Quixote, sairá, no dia 17, em dois volumes, todos os contos de António Tabucchi, autor falecido no ano passado, em Lisboa.

"O tímido e as mulheres" sucede a "A Sul. O Sombreiro", romance de Pepetela editado em 2011.

Pepetela é o pseudónimo literário de Artur Carlos Maurício Pestana dos Santos, nascido em Benguela, no sul de Angola, há 71 anos.

"No âmbito do plano de publicações da obra de António Tabucchi, foi reunida, em dois volumes, a totalidade dos contos do autor. O primeiro junta dois dos seus títulos mais emblemáticos, 'O Jogo do Reverso' e 'Pequenos Equívocos sem Importância'", disse à Lusa fonte da editora.

Antonio Tabucchi, nascido em Vescchiano, próximo de Pisa, está traduzido em mais de quarenta países e foi distinguido, entre outros, com os prémios Médicis para Literatura Estrangeira e Campiello.

Em 2004, o autor de "Mulher de Porto Pim" e "Afirma Pereira" passou a ter também nacionalidade portuguesa.

Ainda em setembro, as Publicações D. Quixote projetam editar o novo livro de David Machado, "Índice Médio de Felicidade". O autor de 35 anos venceu, em 2005, o Prémio Branquinho da Fonseca, da Fundação Gulbenkian.

No próximo mês, a editora do Grupo LeYa irá editar uma antologia da poeta Natália Correia, falecida em 1993, e a terceira edição de "Coimbra Nunca Vista", de Manuel Alegre.

A antologia de Natália Correia, esclarece a editora, tem "como base a edição mais recente da 'Poesia Completa de Natália Correia', editada pela Dom Quixote, em 1999".

Esta antologia é organizada, selecionada e prefaciada pelo poeta Fernando Pinto do Amaral, e "destina-se sobretudo à divulgação do essencial da obra poética" da escritora.

Nascida nos Açores, na Fajã de Baixo, na ilha de S. Miguel, Natália Correia escreveu poesia, teatro, romance, novela e vários ensaios sobre História da Literatura Portuguesa.

Natália Correia foi também eleita deputada, primeiro nas listas do PPD, tendo passado a independente, e depois a parlamentar do PRD.

Tomou várias posições públicas, nomeadamente em defesa da interrupção voluntária da gravidez e contra o atual acordo ortográfico.

Sobre a antologia, que sairá no dia 10 de setembro, explica a D. Quixote que "o critério posto em jogo para selecionar os poemas pretendeu obedecer a um equilíbrio, naturalmente sempre instável, entre o gosto pessoal do organizador e a representatividade dos diversos períodos da escrita da autora".

A terceira edição de "Coimbra Nunca Vista" conta com um prefácio de Abílio Hernandez Cardoso que, sobre a obra, atesta: "Mais que cidade, a Coimbra de Manuel Alegre é o poema que ganha corpo neste lado da memória. Onde tudo se regista: os lugares, o som de uma guitarra imprevisível, os corpos que se despem devagar, a luz indizível da manhã, e até o olho vigilante, sempre à coca, sempre pronto a proibir tudo, sobretudo o amor".

As Publicações D. Quixote anunciaram também a edição de "A Infância de Jesus", do escritor sul-africano J.M. Coetzee, de 73 anos, distinguido em 2003 com o Prémio Nobel de Literatura.

O plano editorial de setembro integra ainda "Americanah", da escritora nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie, "Culpa", do alemão Ferdinand von Schirach, de 49 anos, "O Lobo das Estepes", do também alemão Herman Hesse, naturalizado suíço e falecido em 1966, e "Mosquitos", do norte-americano William Faulkner, que sairá no dia 10 de setembro.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório